13ª Semana da Geologia UFMG aborda temas como agenda 2030 e panorama da ruptura das barragens

Até o dia 22 de setembro, ocorre a 13ª edição da Semana da Geologia UFMG, no campus Pampulha. A programação conta com palestras, minicursos e excursão de campo, com inscrição no link do evento. A organização é do Centro de Pesquisas e Estudos Geológicos do Instituto de Geociências da UFMG e da Minas Jr, empresa júnior vinculada aos cursos de geologia e de engenharia de minas  da Universidade. O evento é aberto ao público externo. Os minicursos têm vagas limitadas.

Com o tema Geologia do Quadrilátero Ferrífero contribuições impactos e desafios: cinquentenário do mapeamento USGS/DNPM, o evento marca os 50 anos da entrega do relatório do geólogo John Van Dorr, em 1969.

Programação

A Semana da Geologia UFMG conta com uma série de atividades, com palestras ministradas por profissionais e acadêmicos sobre questões relacionadas ao tema do evento; minicursos ministrados por profissionais atuantes no mercado sobre temas diversos; trabalho de campo com professores para aplicar o conteúdo aprendido nas palestras, minicursos e aulas teóricas; sessão de banner em um espaço de livre circulação de pessoas, em que alunos da UFMG ou de outras instituições terão a oportunidade de apresentar resultados de produção científica ou social.

Entre os temas abordados estão A Geoética e a Agenda 2030 no Quadrilátero Ferrífero: a necessidade da consolidação da consciência planetária, Panorama das Rupturas de Barragens, Entre cangas e bauxitas: o Quadrilátero Ferrífero (MG) e sua história laterítica, Legislação mineral brasileira e os impactos econômicos para o setor mineral de Minas Gerais após o rompimento da barragem de Brumadinho, Densidade de materiais rochosos no contexto de depósitos minerais - Conceitos básicos, A estratigrafia do greenstone belt Rio das Velhas revisada, Formações Ferríferas e Minérios de Alto Teor: Onde e Quando? Como e Por quê?, Água subterrânea, mineração e os 50 anos do convênio USGS & DNPM.

A programação também conta com atrações artísticas durante o almoço; estande de vendas de minerais, materiais de campo, camisas, além de outros objetos relacionados; trabalho social, com atividades lúdico-didáticas, relacionadas à Geologia, em escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte. As palestras são transmitidas ao vivo pelas redes sociais do evento.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

13ª Semana da Geologia UFMG

16 a 22 de setembro