Campus Cultural UFMG Tiradentes produz série sobre as memórias e trajetórias dos habitantes locais
O projeto de extensão Con(fiar), desenvolvido no Campus Cultural UFMG em Tiradentes, está produzindo para seu canal do YouTube uma série especial para registrar as memórias e trajetórias de pessoas comuns, especialmente de mestres e mestras de ofício e portadores de saberes e heranças culturais da cidade de Tiradentes e da região do Campo das Vertentes. Realizada em parceria com o Projeto Lugares Imaginários de Memória, a produção é composta por cinco episódios, quatro já disponibilizados on-line. Assista aqui.
Entre agosto e dezembro de 2018, o projeto Lugares Imaginários de Memória percorreu as ruas de Tiradentes, realizando entrevistas com os habitantes dos bairros que se situam fora do centro histórico: Pacu, Mococa, Alto da Torre, Cuiabá, Várzea de Baixo e Cascalho. Investigou a forma de a comunidade se relacionar com o seu espaço urbano. Agora, em 2024, o projeto de extensão Con(fiar) está revisitando esses lugares de memória em busca de imagens de uma Tiradentes contemporânea, e produzindo uma série que aborda estas memórias confidenciadas.
Sobre o Campus Cultural UFMG em Tiradentes
O Campus Cultural UFMG em Tiradentes é um complexo cultural vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult), integrado pelo Museu Casa Padre Toledo, Centro de Estudos e Biblioteca UFMG e Quatro Cantos Espaço Cultural, que tem como missão a promoção da democracia cultural, por meio da produção, expressão e fruição das culturas, artes e ciências. Desenvolve atividades na esfera de todas as manifestações da arte e da cultura, por meio de projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e de cooperação com instituições públicas e privadas de Tiradentes e de outras cidades da região.