Centro Cultural UFMG sedia colóquio internacional sobre o espaço, o som e a imagem

O colóquio internacional Síntese - Derivações poéticas: som, espaço e a imagem será realizado no dia 19 de julho, das 9h às 17h30, no auditório do Centro Cultural UFMG, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O evento acadêmico é resultante das disciplinas compartilhadas pela Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM) e possibilita o encontro entre professores, alunos e artistas convidados para debates. A atividade integra a programação do 56º Festival de Inverno UFMG, é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia, com classificação livre.

9h - 9h10 - Fala de abertura - Fabrício Fernandino

9h10 - 9h30 - Pró-Reitoria de Cultura e o Festival de Inverno UFMG - Fernando Mencarelli

9h30 – 10h - O programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG e a importância de sua internacionalização - Rita Lage

10h – 10h30 - Avances en la integración del Espacio de Posgrado Regional - Juan Manuel Sotelo

10h30 – 10h45 - Intervalo

10h45 – 11h30  Implementação de esculturas sonoras participativas em espaços públicos - Lukas Kühne

11h30 – 12h15 - Síntesis: sonido, silencio y gesto - Damián Rodríguez Kees

12h15 – 12h30 - Encerramento dos trabalhos do turno da manhã - Fabrício Fernandino

12h30 - 14h - Intervalo para almoço

14h – 14h45 - Processos criativos por síntese computacional - Francisco Marinho

14h45 – 15h30 - Una visita desviada: acciones artísticas callejeras, de lo individual a lo colectivo - Elia Torrecilla

15h30 – 15H45 - Intervalo

15h45 - 16h30 - Estudios Sonoros Latinoamericanos: Sonoridades Situadas. Antecedentes - Mayra Estévez Trujillo

16h30 – 17h15 - Silêncios costeiros, escuta enredada - Raquel Stolf

17h15 – 17h30 - Encerramento - Fabrício Fernandino

Sobre os convidados

Fernando Mencarelli é professor titular da UFMG, pesquisador CNPq e diretor teatral. Pró-Reitor de Cultura da UFMG. Doutor e mestre pela Unicamp, na área de História Social da Cultura.

Rita Lage é professora associada II da Escola de Belas Artes da UFMG. Atualmente exerce a função de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG. Possui doutorado (2012) e mestrado (2001) em História pela UFMG, na linha de pesquisa História Social da Cultura.

Juan Manuel Sotelo é coordenador de cooperação científica, projetos acadêmicos e pesquisas. Secretário executivo da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu, Uruguai. Responsável por dois programas de intercâmbio científico acadêmico (Comissões Acadêmicas e Núcleos Disciplinares) que realizam pesquisas científicas em áreas específicas do Conselho de Reitores da AUGM.

Lukas Kühne é escultor, artista sonoro, curador, professor e pesquisador. Atualmente é diretor do Instituto de Música da Faculdade de Artes - UDELAR, Uruguai.

Damián Rodríguez Kees é compositor, professor, pesquisador, gestor cultural. Licenciado pelo Instituto Superior de Música (ISM) da Universidade Nacional do Litoral (UNL) onde é Professor Catedrático Ordinario. Possui mestrado em Arte Latino-Americana pela Universidade Nacional de Cuyo, Argentina.

Francisco Marinho é artista plástico graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG (1983), mestre em Artes Visuais pela UFMG (1997) e doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2004). Pós-doutor em Literatura e Informática pela UFSC. Professor aposentado do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais (1999 a 2017) na área de Artes Digitais na UFMG.

Elia Torrecilla é professora da Faculdade de Belas Artes de Altea, Espanha - Área de Desenho - Universidade Miguel Hernández, doutora em Arte, Pesquisa e Produção. É membro do grupo de pesquisa Matéria e do Centro de Pesquisas Artísticas (CíA).

Mayra Estévez Trujillo é doutora em Estudos Culturais Latino-Americanos, pesquisadora, professora, artista e gestora cultural. Foi diretora nacional de Artes e Criatividade; assessora do Vice-Ministério de Cultura e Patrimônio do Equador; subsecretária de Artes e Criatividade do Ministério da Cultura e Patrimônio do Equador. Atualmente é professora convidada para ministrar a disciplina Teorias Críticas da Cultura e das Artes, na Escola de Pós-Graduação da Universidade das Artes, Guayaquil-Equador.

Raquel Stolf é artista e pesquisadora. Atua como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais da UDESC, em Florianópolis. Atualmente desenvolve pós-doutorado no PPGCA-UFF, com supervisão de Giuliano Obici, junto ao Laboratório e Grupo de Pesquisa SOMA – Som nas Artes (CNPq/UFF), em Niterói.

Serviço:

Colóquio Internacional Síntese - Derivações poéticas: som, espaço e a imagem

Data: 19 de julho

Local: Auditório - Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro | BH)

Horário: das 9h às 12h30 | das 14h às 17h30

Classificação: livre

Duração: 7 horas

Público Alvo: artistas, produtores culturais, estudantes de artes e interessados

Formato: híbrido (presencial e virtual)

Vagas presenciais: 100

Links de acesso para o canal do YouTube:

Manhã: https://bit.ly/3Wl5Orp | Tarde: https://bit.ly/3LlanLT