Centro de Estudos sobre Justiça de Transição da UFMG ganha prêmio

O Centro de Estudos sobre Justiça de Transição da UFMG vai receber hoje, dia 10 de dezembro, o Prêmio Mineiro de Direitos Humanos – edição 2018. “São várias atividades, mas foi a atuação perante a Comissão da Verdade de Minas Gerais, especificamente, que nos levou a este reconhecimento”, diz o professor da Faculdade de Direito da UFMG, Emílio Peluso Neder Meyer.

Para chegar a esse reconhecimento, a caminhada foi longa. O Centro de Estudos sobre Justiça de Transição da UFMG cooperou, envolvendo-se do início ao final com a redação do relatório, com a Comissão da Verdade de Minas Gerais. Além disso, participou do projeto de visitas guiadas ao antigo prédio do Dops, que vai virar Memorial dos Direitos Humanos.  A luta vem de antes, de quando iniciou seus trabalhos com acompanhamento de 37 ações penais do Ministério Público Federal contra agentes da ditadura militar. Agora, o centro prepara-se para colocar em prática um projeto para discutir a ditadura em escolas públicas de ensino médio.

Emílio Peluso Neder Meyer conta que a ideia de criar o Centro, em 2014, veio, primeiramente, das pesquisas sobre justiça de transição.  Outros professores se interessaram pelo assunto, começaram a participar do Centro, que passou a ter uma atuação plural. Não só aprimora os estudos sobre contextos transicionais, como também oferece meios jurídicos e políticos de atuação para pessoas e organizações da sociedade civil (familiares de desaparecidos, ONGs, associações). Foi formado um conselho consultivo com professores de outras universidades, como University College of London, USP, UFOP, UnB, PUC Rio Grande do Sul e Universidade Federal de São Paulo. “Este conselho se posiciona sobre as questões, auxilia em consultas, tira dúvidas”, explica.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da Faculdade de Direito da UFMG – Marli Assis

(31) 9 9977-0129

www.direito.ufmg.br