Com curadoria de professora da UFMG, mostra reúne registros de intervenções, instalações e vídeos

Exposição apresenta panorama da arte produzida no espaço público

Dezoito artistas e coletivos de diversas partes do país apresentam um panorama da criação artística no espaço público brasileiro na exposição Arte para uma cidade sensível, aberta ao público no Museu Mineiro, em Belo Horizonte. A curadora é a artista e professora Brígida Campbell, da Escola de Belas-Artes da UFMG. Arte para uma cidade sensível pode ser visitada gratuitamente até 26 de novembro, no Museu Mineiro (Avenida João Pinheiro 342, no bairro Funcionários). O local funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, quinta-feira, das 12h às 21h, e sábado e domingo das 12h às 19h.

Participam da exposição Thislandyourlan, Pierre Fonseca, Piseagrama, Trinca SP, Poro, Gia, Grupo Fora, Grupo Empreza, Ronald Duarte, Paulo Nazareth, Filé de Peixe, Vj Suave, Acidum, Jonathas de Andrade, Comum, Frente Três de Fevereiro, Tupinambá Lambido e Residência Móvel.

Com registros de intervenções, instalações e vídeos, a mostra reflete sobre questões urbanas como gentrificação, especulação imobiliária, investimentos e desrespeito ao patrimônio histórico e simbólico. Para Brígida, essas transformações, distorcem, muitas vezes, o caráter público do espaço urbano, transformando-o em mero local de exploração financeira e impedindo a construção de locais de encontro, convivência coletiva e pública. Entretanto, como a própria curadora lembra, existe um movimento em sentido contrário que busca retomar os espaços públicos como lugar de convívio, de política, de realização pública e coletiva de projetos. Neste sentido, uma série de projetos artísticos vêm sendo realizados no espaço público-urbano brasileiro, sob os mais diversos nomes, como “intervenção urbana”, “arte participativa”, "colaborativa”, “relacional”, “contextual”.

Os trabalhos reunidos na mostra propõem que a arte circule por outros espaços, que não apenas os ambientes tradicionalmente reservados a ela. O objetivo é oferecer referências para novos processos de pesquisa artística, ampliando a compreensão do visitante sobre o papel da arte no imaginário da cidade e na formação da sensibilidade urbana.

Agência de Notícias UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da UFMG

(31) 3409-4476 / 3409-4189

www.ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa

Serviço

Com curadoria de professora da UFMG, mostra reúne registros de intervenções, instalações e vídeos

Até o dia 26 de novembro de 2017

De terças a sextas-feira, das 10h às 19h; quintas-feiras, das 12h às 21h; sábados e domingos, das 12h às 19h

Museu Mineiro - Av. João Pinheiro, 342, Funcionários - Belo Horizonte