Conservatório UFMG apresenta quarteto de violões no Palco Livre

Na quinta-feira, dia 18 de maio, às 20 horas, o projeto Palco Livre do Conservatório UFMG recebe a apresentação musical O Violão Camerístico, com o Quarteto de Violões Horizontes. Formado pelos violonistas Leonardo Araújo, Roger Deboben, João Pedro Morales e Dinobergue Viana, todos alunos do bacharelado em violão da Escola de Música da UFMG. O Conservatório UFMG fica na Av. Afonso Pena, 1534. O Musical tem entrada franca e informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8300.

O grupo nasceu em 2015, com o objetivo de explorar o repertório original para essa formação – tradição que foi iniciada por compositores na segunda metade do século XX –, além de experimentar transcrições e arranjos de variados períodos da música. O quarteto também recebe importante orientação do professor Adalmário Pacheco, em aulas de música de câmara, no curso de música da UFMG. Em 2016, o quarteto se apresentou no programa ‘Segunda Musical’, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A formação de quarteto de violões é relativamente recente, sendo que os primeiros grupos foram formados na segunda metade do século XX.

Sobre o programa

Será apresentada uma das primeiras obras escrita para um quarteto de violões, a Estampas, de Federico Torroba, com uma boa variedade de pequenas peças que evocam imagens e cenas da Espanha.

Também original para a formação é a Toccata, de Leo Brouwer. Tal compositor se encontra em plena atividade, sendo uma das figuras centrais no universo do violão.

O restante do programa consiste de adaptações para a formação. No caso dos Movimentos Dançantes, de Radamés Gnattali, as adaptações são feitas pelo próprio compositor; que a partir de sua Sonatina Coreográfica, para piano, ele rearranja e faz algumas mudanças na forma, criando uma suíte em quatro movimentos que explora os ritmos e as sonoridades da música brasileira.

De Heitor Villa-Lobos, um dos principais representantes da música brasileira, será apresentada uma transcrição de Arthur Lemos, da Lenda do Caboclo.

Por fim, a obra que abre o programa, é uma transcrição do Concerto a 4 violini Senza Basso, um Quarteto em Ré Maior, de Georg Philipp Telemann. Telemann foi um significativo compositor do norte da Alemanha, durante a primeira metade do século XVIII. Nessa obra, é como se ele utilizasse apenas o concertino (grupo de solistas) do concerto barroco, e dele extrai tanto o solo quanto o tutti, criando um interessante diálogo entre os instrumentistas.

Georg Philipp Telemann
Quarteto em ré maior
· Adagio-Allegro
· Grave
· Allegro

Federico Moreno Torroba
Estampas
· Bailando un Fandango Charro
· Remanso
· La Siega
· Fiesta en el Pueblo
· Amanecer
· La Boda
· Camino del Molino
· Juegos Infantiles

Heitor Villa-Lobos
A Lenda do Caboclo (transc. Arthur Iberê Lemos)

Leo Brouwer
Toccata

Radamés Gnattali
Movimentos Dançantes
· Marcha
· Samba Canção
· Valsa
· Baião

Sobre os músicos

Leonardo Araújo tem aulas de violão com o professor Fernando Araújo no bacharelado em música da UFMG. Participou de masterclasses de importantes violonistas como Turíbio Santos, José Antonio Escobar, Odair Assad, Gilson Antunes e Eduardo Isaac.

Roger Deboben atualmente estuda violão com o professor Fernando Araújo, no bacharelado em música da UFMG. Participou como executante e ouvinte em Masterclasses com violonistas como: Cristiano Braga, Aliéksey Vianna e Antonio Carlos Barbosa Lima. Foi aluno de violão do professor Anísio Dias, de 2008 a 2014, na cidade de Patos de Minas – MG.

João Pedro Morales estudou violão com os professores Francisco Bastos e Rogério Menezes, em Nova Lima. Atualmente é Aluno do bacharelado em música da UFMG, tendo aulas de violão com o professor Michel Maciel. Além de atuar como solista e como integrante do Quarteto Horizontes, mantém atividade com grupos de choro, se apresentando com violão de 7 cordas. Também participou da Orquestra de Violões de Nova Lima, sob orientação do professor Caxi Rajão.

Dinobergue Viana é aluno de violão do professor Flávio Barbeitas, no bacharelado em música da UFMG. Estudou, também, com o professor Cristiano Braga, na Universidade Federal do Maranhão. Em 2015, foi selecionado como aluno do Festival de Violão – FIV, realizado em Belo Horizonte, e do I Festival de Violão José Lucena Vaz, na cidade de Ouro Branco. Participou de masterclasses de referências do violão, como Ricieri Carlini, Aliéksey Viana, Victor Vale, Antônio Carlos Barbosa Lima e Eduardo Isaac.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG