Conservatório UFMG divulga programação da semana

A programação do Conservatório UFMG para esta semana, de 19 a 22 de novembro, contará com o espetáculo La Bohème - trechos da ópera de G. Puccini, com uma performance poética de Elisa de Sena e com uma apresentação de música eletroacústica. Os eventos têm entrada gratuita, sujeita à capacidade do espaço.

La Bohème - Trechos da ópera de G. Puccini

No dia 19 de novembro, terça-feira, às 19h30, o Conexões Musicais recebe o espetáculo La Bohème - trechos da ópera de G. Puccini, que será apresentado pelo Grupo Experimental de Ópera da Escola de Música/UEMG, sob a coordenação dos professores Daiana Melo e Diego de Almeida.

A performance é o resultado de uma montagem reduzida da ópera homônima de Giacomo Puccini com adaptações de trechos de outras obras do repertório operístico, que foram inseridas nessa montagem como parte do enredo criado. A trama, que se passa em Paris no inverno de 1830, retrata a vida boêmia de um grupo de artistas, tendo como fio condutor o amor vivido por Rodolfo, um poeta, e Mimí, sua vizinha, amante das artes. Com uma reviravolta surpreendente e um enredo altamente comovente, La Bohème destaca a longevidade da música de Puccini numa das obras mais conhecidas do compositor.

Novembro Negro UFMG - Minas de Cetim

No dia 21 de novembro, quinta-feira, às 19h30, o Conservatório UFMG recebe o espetáculo Minas de Cetim, com a artista Elisa de Sena. A apresentação integra a programação Novembro Negro UFMG.

Minas de Cetim é uma performance poética da artista que trata de assuntos que atravessam os nossos corações. Na apresentação solo, Elisa usa sua arte, corpo e voz para abordar amor, ancestralidade, contemporaneidade, direito de ser, estar e ocupar, além de outras temáticas que surgem de forma natural na sua obra. Com duração de aproximadamente 30 minutos, a performance é composta de poemas, música e conto autorais.

Circuito Contemporâneo

No dia 22 de novembro, sexta-feira, às 19h30, o Circuito Contemporâneo terá uma mostra de vídeo e música eletroacústica, com curadoria de Rogério Vasconcelos Barbosa e Marco Scarassatti. O programa contará com as obras Ocelo - Modulações de uma borboleta (curta experimental), de Felipe Romagna (2024),  i-131.v3, de Valéria Bonafé (2017), O avô o gramofone a árvore, de Daniel Puig (2015); Duo, para laptop e pandeiro, de Fernando Rocha e Joseph Malloch (2008) e Starboard, de Fernando Rocha e Peter Bussigel (2016).

Os concertos da série Circuito Contemporâneo ocorrem mensalmente no Espaço de Criação e Investigação Sonora (ECrIS), laboratório situado no Conservatório UFMG e vinculado ao Centro de Pesquisa em Música Contemporânea (CPMC) da Escola de Música da UFMG. A série apresenta produções voltadas às criações musicais envolvendo mídias eletrônicas, em suas mais distintas vertentes. Equipado com um sistema de som de 8 canais e projeção de vídeo em telão, o ECrIS disponibiliza uma experiência audiovisual imersiva, aproximando o público da cidade de pesquisas e criações realizadas no campo da música eletroacústica, da música mista, da arte sonora e de outras explorações artísticas dos meios digitais e eletroacústicos. 

Serviço:

Programação semanal Conservatório UFMG

Data: 19 a 22 de novembro

Local: Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534 – Centro de Belo Horizonte / MG)

Entrada gratuita

Informações: 3409-8300

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG