Curso Introdução à Prática de Mindfulness será oferecido na UFMG

Com duração de oito semanas e ministrado pela professora Heliana Mello, o curso Introdução à Prática de Mindfulness: transformação interior, interdependência e sustentabilidade será oferecido na Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, no segundo semestre de 2023, em formato de disciplina de graduação, com carga horária de 15 horas e sem exigência de pré-requisito.

Aberto para a comunidade interna e externa da UFMG, a atividade tem como objetivo fundamental desenvolver a reflexão sobre o papel potencial da transformação interior para a interdependência e a sustentabilidade. Por meio de suporte teórico e prático, a fundamentação de mindfulness (consciência/atenção plena) será apresentada e vivenciada com fins a trazer transformação interior.

Os interessados que têm vínculo estudantil (estudantes de graduação ou de pós-graduação) devem se inscrever dentro do período de requerimento de matrícula, estipulado pelo Calendário Acadêmico. Os estudantes de graduação do curso de Letras devem se inscrever, dentro do período de requerimento de matrícula (primeira e segunda fases) por meio do Sistema Acadêmico de Graduação (SiGA) e no SiGA Mobile. Já os interessados que sejam estudantes de graduação de outros cursos podem realizar a matrícula durante a terceira fase da matrícula, período destinado para as atividades de Formação Livre, por meio do Sistema Acadêmico de Graduação (SiGA) e no SiGA Mobile.

Para os interessados que sejam estudantes de pós-graduação, a matrícula pode ser realizada durante a quarta fase da matrícula, período destinado para requerimento de matrícula em atividades acadêmicas curriculares de graduação pelos estudantes de pós-graduação.

Servidores que não têm vínculo estudantil com a UFMG bem como pessoas da comunidade externa (sem nenhum tipo de vínculo com a Universidade) deverão realizar pré-inscrição por meio de formulário eletrônico, disponível na página do projeto: http://www.letras.ufmg.br/praticasmeditativas.

As aulas ocorrerão às segundas-feiras, das 11h30 às 13h10, no prédio da Faculdade de Letras (campus Pampulha), tendo início no dia 21 de agosto e término em 16 de outubro de 2023.

Pausa para um Respiro

No segundo semestre letivo, além desse curso, a Faculdade de Letras continuará a oferta gratuita de sessões de mindfulness por meio do projeto Pausa para um Respiro, que ocorre às quartas-feiras, das 11h15 às 11h45, de forma presencial (na sala 3061 da FALE) e on-line, por meio da transmissão ao vivo no Canal do Youtube Pausa para um Respiro, ministrado também pela professora Heliana.

Heliana Mello é docente da Faculdade de Letras, professora de Yoga formada pelo Kundalini Research Institute International, instrutora de Mindfulness pelo Núcleo de Mindfulness (NUMI) e licenciada em Práticas Meditativas pela Sat Nam Foundation.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site do projeto.

Dúvidas podem ser enviadas para praticasmeditativas.fale.ufmg@gmail.com e heliana.mello@gmail.com

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG