Do polo sul às salas de aula: curso de formação de professores aborda pesquisa realizada pela UFMG na Antártica

Encontros do primeiro módulo acontecem nos dias 14 e 28 de setembro, das 10h às 13h

O curso Mediantar nas Escolas: uma abordagem transversal do conhecimento baseado na pesquisa Antártica, do projeto Educação na Praça, está com inscrições abertas para professores de ciências que queiram se inteirar sobre o fazer dos pesquisadores no continente gelado. A capacitação será realizada no Espaço do Conhecimento UFMG, nos dias 14 e 28 de setembro, das 10h às 13h, composto por dois encontros em cada módulo. O segundo módulo está previsto para o primeiro semestre de 2020.

Nessas ocasiões, os educadores conhecerão a importância do continente do ponto de vista biológico, social e político. A Antártica abriga uma enorme biodiversidade e tem uma importância estratégica para o Brasil. Por isso, o estudo do continente contribui para a ciência e pode trazer novos contornos ao aprendizado das crianças.

Os professores participarão de discussões teóricas e de atividades práticas, em que experimentarão os métodos de pesquisa e vivenciarão situações de trabalho na Antártica. O objetivo é que essa vivência incentive o raciocínio crítico-científico nas salas de aula. O curso tem a parceria da Associação dos Pesquisadores Polares em Início de Carreira (APECS-Brasil).

O Educação na Praça é um projeto de formação de educadores do Espaço do Conhecimento UFMG que realiza encontros mensais sobre diferentes áreas. Cada reunião tem um tema específico, com atividades lúdicas, construção e interação com modelos e estratégias de ensino.

Com programação diversificada, o Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes, por meio de exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas, subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade e amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG - (31) 3409-8352 | 97142 3287- espacoufmg.comunicacao@gmail.com - www.espacodoconhecimento.org.b...

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 | 97142 3287