Domingo no Campus UFMG terá oficinas inclusivas

O bosque da Escola de Música, o entorno da Reitoria e a Praça de Serviços da UFMG abrigam, no próximo dia 8 de abril, a primeira edição do Domingo no Campus em 2018. O evento, que será realizado das 8h às 13h, oferecerá sete oficinas, uma delas destinada a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Denominada oficina Território de Experimentação com Água, a atividade será coordenada pela professora Maria Luísa Magalhães Nogueira, do Departamento de Psicologia da Fafich. Segundo ela, trata-se de um circuito sensorial envolvendo uma brincadeira conhecida popularmente como ‘skibunda’, um tobogã feito de lona, com água e sabão que desperta o  interesse de crianças com autismo. A atividade aberta a todos e é recomendável usar uma roupa confortável e que possa molhar.

A atividade foi uma entre as 12 selecionadas na chamada pública, aberta em janeiro pela Pró-reitoria de Extensão, que teve 24 propostas. Elas comporão a programação do ano contemplando três edições do Domingo no Campus Pampulha da UFMG (8 de abril, 10 de junho e 2 setembro).

A reitora Sandra Goulart Almeida, destaca a importância e longevidade do evento que chega à  11ª edição. “Para nós é um grande satisfação poder realizar mais um Domingo no Campus, uma atividade que hoje ocupa um lugar especial nas atividades da Universidade em interação com a cidade, procurando tornar nossos campi espaços  de convivência e aproximação com a comunidade interna e externa. É a universidade pública cada vez mais próxima da sociedade, cumprindo sua missão integradora”.

Novidades

Outra novidade é a oficina inclusiva Animais em Libras, ministrada pela estudante de Pedagogia da UFMG, Carla Thatiane Alves dos Santos, que vai mostrar ao público infantil a Linguagem Brasileira de Sinais tendo como tema os animais.

Mais uma novidade será o primeiro encontro do clube de leitura Lendo o Mundo, que versará sobre o livro Olhos D'Água (2015) e contará com participação da autora Conceição Evaristo, escritora mineira de renome no campo da literatura afro-brasileira.

A obra reúne 15 contos que apresentam retratos e experiências da população negra/afro-brasileira. A atividade é uma ação do projeto de extensão O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa, que propõe que os participantes vivenciem outras culturas por meio da literatura durante os encontros mensais, contribuindo para discussões sobre pertencimento e identidade. Para participação, é necessário preencher o formulário disponível aqui. Dúvidas e sugestões entre em contato pelo email omundonaufmg@gmail.com

PET

O  Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física e Lazer, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG, com o  Tô de Boa, Tô no Campus, traz mais uma série de atividades para esta edição do Domingo no Campus.

Além das atividades e brincadeiras recreativas já consolidadas, como slackline, tênis de mesa e mini-tênis, vão estrear o futebol de sabão, boliche humano, sword play (luta medieval com espadas, lanças, bastões e escudos de espuma) além de parceiros com a  comunidade externa, como explica o coordenador do PET e professor da EEFFTO, Luciano Pereira. “Uma parceria que tem dado certo é com a ONG Associação de Cultura, Esporte e Lazer Movimenta Brasil, dessa vez e além do basquete e da oficina  de skate eles trazem também o futebol de sabão, para ocupar o espaço próximo ao gramado da reitoria”, explicou.  Para a atividade, que contará com monitores,  serão disponibilizados skates e equipamentos de segurança.

O professor Luciano também chama a atenção para a importância do lazer no cotidiano, inclusive dos adultos. “A gente entende saúde a partir de um conceito ampliado que envolve não só aspectos biológicos, mas também aspectos de participação social e de apropriação da cultura. Lazer não é perfumaria, ele deve fazer parte do cotidiano das pessoas porque traz qualidade de vida e esse é um dos objetivos do Tô de boa e do Domingo no Campus: contribuir para que as pessoas possam ter atividades diversificadas de lazer e possam ser estimuladas a se apropriarem dos espaços do campus que são públicos e devem ser utilizados de variadas formas diferentes”, pontuou.

Outra atração é a já tradicional Bike Anjo, atividade em que ciclistas ensinam pessoas de qualquer idade a andar de bicicleta.  Haverá bicicletas para emprestar mas é recomendável levar bicicleta para o atendimento de criança.

Um cortejo de ritmistas de samba-enredo, bossa e funk encerrará o evento no início da tarde. Desdobramento de uma da oficina de ritmos percussivos, o cortejo fará o percurso entre a Praça de Serviços e a Escola de Música.

A programação completa do evento está no facebook.com/domingonocampusufmg ou na página do eventocriado na rede social.

Assessoria de Comunicação da Proex/UFMG

Assessoria de Comunicação da Proex/UFMG