Elevação espiritual dos ouvintes é a proposta de single recém lançado por mestranda da Música UFMG

Composição explora divindades representadas pela natureza e parceria com Rafael Carneiro para criar um mantra através dos sons

Composto como uma carta de amor e proteção, Santos Orixás é o primeiro single autoral de Karen Nascimento, que acaba de ser lançado como uma antecipação ao álbum Etéreo, previsto para 2021. A artista, que atualmente realiza pesquisas como mestrando da Escola de Música da UFMG, buscou uma sonoridade que aproximasse os ouvintes de uma experiência de elevação espiritual, com mesclas de referências da MPB e experimental orgânico. Ouça Santos Orixás aqui.

O single traz em seu âmago divindades representadas pela natureza. "Todas as manhãs acordo com o cantar dos pássaros, eles me dão o primeiro bom dia", explica a cantora. Do toque do atabaque aos sons orgânicos captados da sacada da varanda, a faixa traz sons dos pássaros como objeto sonoro. A produção musical conta com a parceria do Rafael Carneiro, o que possibilitou uma fusão de linguagens musicais capaz de construir um mantra através dos sons.

Santos Orixás traz a participação do percussionista Thiago Rapadura, professor de capoeira e tocador de atabaque. A arte da capa ficou por conta da artista visual Karla Ruas que trouxe como criação a imagem do pássaro que se conecta com a música, com o fluido, o celeste, com o céu e a terra de Oxumaré e com o ar de Oyá, orixá que se relaciona com esse elemento.

Artista

Karen Nascimento é cantora, panderista, percussionista amadora e pesquisadora no campo cultural. Mestranda em Música pela UFMG. Foi integrante do grupo Acadêmicos do Samba, entre os anos de 2011 à 2013, no qual participou como cantora. Em 2013 gravou o disco Nós, Noel e o Samba, em comemoração aos 100 anos do compositor Noel Rosa. No ano de 2019 foi convidada para a comemoração dos 40 anos do Centro Cultural Hermes de Paula no espetáculo Vida Consagrada, no qual interpretou a música Estrela, de Élcio Lucas. Além do trabalho solo, atua como cantora na banda Fulô do Sertão, que já foi contemplada no Encontro Cultural de Milho Verde e 19° e no Edital Intervalo Cultural da UFMG. Nesse ano participou do projeto Duetos, da cantora Leila Britto, juntamente com Mariana Ribeiro, interpretando o clássico Brasileirinho.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG