Em parceria com Ministério da Saúde, UFMG lança nova versão do aplicativo que apoia profissionais de saúde para notificação de violência

O NotiVIVA, aplicativo desenvolvido pela Escola da Enfermagem, terá a versão atual lançada em webinário nesta quinta-feira, dia 12

O webinário Violência contra meninas e mulheres: dados de saúde e ferramentas para atuação, que marca o lançamento da nova versão do aplicativo NotiVIVA, voltado ao suporte técnico de profissionais da saúde, educação e assistência social na notificação e no encaminhamento de casos de violência será realizado nesta quinta-feira, dia 12 de junho. A transmissão será feita pelo canal da SVSA no YouTube, a partir das 16h.

O aplicativo tem como finalidade fortalecer a atuação dos profissionais de saúde no reconhecimento de situações de violência, na correta utilização da Ficha de Notificação Individual — utilizada pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) — e nos encaminhamentos adequados às redes de atenção à saúde e de proteção social, conforme o perfil populacional envolvido.

A iniciativa é coordenada pela professora Deborah Carvalho Malta, da Escola de Enfermagem da UFMG, no âmbito do grupo de pesquisa Observatório de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

A nova versão traz um layout diferente, melhorias de navegação, atualização das normativas e resoluções ministeriais vigentes, além de conteúdo técnico ampliado. O aplicativo é gratuito, funciona sem a necessidade de conexão com a internet e está disponível para os sistemas Android e iOS.

A notificação de casos de violência interpessoal e autoprovocada é obrigatória nos serviços de saúde desde 2011. Apesar disso, ainda há desafios relacionados à subnotificação, variações regionais nos registros e lacunas na completitude das informações. O NotViva busca contribuir para a qualificação da vigilância de violências e para a melhoria da resposta dos serviços públicos frente a esse grave problema de saúde pública.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

31992782799

http://www.enfermagem.ufmg.br/