Escola de Veterinária da UFMG abre inscrições para curso de aquaponia

Estão abertas até o dia 4 de dezembro as inscrições para o II Curso de Aquaponia que acontecerá no dia 9 de dezembro. As inscrições podem ser feitas on-line e custam R$100,00. O curso será no Laboratório de Aquacultura da UFMG (Laqua), no campus Pampulha, com aulas teóricas e práticas. A parte teórica do curso acontecerá na parte da manhã, de 8h às 12h, e o conteúdo prático será aplicado das 13h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone (31) 3409-2218 ou 3409-3308.

O curso será ministrado pelos professores da Escola de Veterinária da UFMG, Cíntia Nakayama e Ronald Luz. Os professores iniciaram a pesquisa no Laqua e agora buscam levar o conhecimento da técnica para um público maior. Sob o slogan Aprendendo a construir, criar e cultivar de forma sustentável, a capacitação abrange conteúdos como os conceitos básicos de qualidade da água, tipos de cultivos, montagem dos sistemas, espécies de peixes e plantas.

A aquaponia é uma prática da aquacultura que une a criação de organismos aquáticos e plantas em hidroponia, ou seja, criadas na água, em um sistema integrado. Nesses sistemas, a mesma água circula para a manutenção dos animais e para o crescimento dos vegetais.

Uma das maiores vantagens do sistema é o aproveitamento dos nutrientes gerados pelos peixes para a produção de plantas. A atividade é considerada como de base agroecológica e mais sustentável. A partir da adaptação de um aquário ou tanque de peixes acoplado à hidroponia, a técnica pode ser realizada nas pisciculturas e ainda em ambientes domésticos.

A técnica permite o cultivo de diversos tipos de vegetais, como alface, agrião, cebolinha, tomate, pimentão, entre outros. No Laqua, os professores responsáveis pelo projeto já têm conseguido produzir alfaces, manjericão e hortelã.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da Escola de Veterinária da UFMG