Escola de Veterinária da UFMG inaugura centro-cirúrgico móvel

O Projeto Agha, da Escola de Veterinária da UFMG, acaba de inaugurar um centro-cirúrgico móvel. O ônibus será utilizado na viagem do dia 1º de dezembro em Igarapé, onde serão realizadas atividades do projeto, como castração e diagnóstico de enfermidades de risco aos animais de companhia.

O professor Rafael Faleiros, coordenador do projeto, destaca o valor dessa aquisição para as atividades do grupo. “Esse ônibus é a garantia de que o Agha vai ser um projeto perene. Uma coisa importante é que ele possibilita que as cirurgias sejam feitas, hoje, dentro do maior nível de tecnologia que temos disponível, com equipamentos de última geração totalmente dentro das normas feitas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária para a realização de castração em unidades móveis. Ele também permite que a gente saia da região metropolitana, onde estávamos trabalhando, para ir pra outras regiões de Minas junto com as Apics”, conta.

Para o professor e chefe do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias, Roberto Baracat, o centro-cirúrgico irá facilitar tanto os procedimentos dos veterinários quanto a disseminação de conhecimentos da área para a população. “Esse ônibus vai unir as atividades de pesquisa e extensão e as questões sociais, a demanda da população. Então, ele está relacionado com o bem-estar animal, com controle de natalidade de animais abandonados e, também, com educação da posse responsável”, ressalta.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa da Escola de Veterinária da UFMG