Escritor José Garcez Ghirardi participa de podcast sobre literatura do Centro Cultural UFMG

No quarto episódio do Podcast Leituras, projeto do Centro Cultural UFMG, foi realizado um bate-papo com José Garcez Ghirardi, que compartilha suas experiências com a leitura e literatura e suas pesquisas em Arte e Direito. O convidado é autor de, entre outras obras, Prisões, bordéis e as pedras da lei: ensaios em Arte e Direito (2020), Narciso em sala de aula: novas formas de subjetividade e seus desafios para o ensino (2016), O Mundo fora de Prumo: transformação social e teoria prática em Shakespeare (2011) e O Instante do Encontro: questões fundamentais para o ensino jurídico (2012).

José Garcez conta que desde pequeno teve bastante contato com os livros, tendo com a leitura uma relação de afeto e paixão, que com o passar do tempo foi ficando cada vez mais forte. O impacto de uma ilustração do livro Dom Quixote - o personagem em uma biblioteca com a espada levantada numa mão e um livro na outra - ficou marcado em sua memória desde a infância.

Advogado por formação, enveredou-se pelos caminhos da literatura aprofundando seus estudos em Arte e Direito. Ele diz que sempre se interessou muito pelas questões do Direito enquanto justiça e forma de organizar a vida comum. “Essa dimensão do direito, que tem implícita uma noção da vida humana plena, dialoga profundamente com a literatura”, diz.

Ghirardi acredita que é possível despertar nas pessoas o amor pela literatura, mas que o ponto de partida é o leitor, que deve estar em primeiro lugar, e não o texto. Segundo o autor, para formar um leitor é necessário estar apaixonado pela história de quem lê, que vai dialogar com outras histórias, aventuras, sofrimentos e esperanças.

Pesquisador de Shakespeare, José Garcez declara a importância do escritor inglês: “um homem profundamente dentro de seu tempo, que vivia numa época de transição e ruptura, como nós vivemos atualmente”. Ele compartilha na conversa alguns livros que marcaram sua vida, entre eles Dom QuixoteGrande Sertão VeredasO Morro dos Ventos Uivantes e Cem Anos de Solidão e cita, ainda, autores como Cecília Meireles, Machado de Assis e Fernando Pessoa. “A gente vai construindo as nossas escolhas e os grandes livros são como grandes amigos”, acrescenta.

José Garcez Ghirardi é Professor da FGV Direito SP. Pós-doutorado no Collège de France. Mestre e doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Advogado formado pela Universidade de São Paulo.

Para ouvir o podcast na íntegra acesse o link a seguir: https://spoti.fi/3gecEKd

Aos interessados em sua obra, sugerimos a leitura de O Mundo fora de Prumo: transformação social e teoria prática em Shakespeare, disponível na loja Kindle: https://amzn.to/3gquyYW.

Saiba mais sobre os projetos do Centro Cultural UFMG: FacebookInstagramYouTube e Site da Instituição.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria do Centro Cultural UFMG

(31) 3409-8290 / 3409-8291

http://www.ufmg.br/centrocultural