Escritor Regis Gonçalves fala sobre jornalismo e literatura em novo vídeo do Aulas Abertas UFMG

O convidado do Aulas Abertas - projeto do Centro Cultural UFMG - desta semana, escritor Regis Gonçalves, apresenta uma conversa informal sobre o tema que permeia sua atividade intelectual nos últimos anos: a relação entre o jornalismo e a literatura.

Vídeo:

Desde muito tempo Regis manifestou o interesse pela escrita e pelo ato de escrever. Começou divulgando alguns poemas em publicações de literatura, reunidos mais tarde em seu primeiro livro, Queima de Arquivo, publicado na década de 1980. Dessas publicações ele destaca a Poesia Livre, editada em Ouro Preto sob orientação de Guilherme Mansur e Otávio Ramos.

Apesar de ter estudado sociologia, foi no jornalismo que Regis desenvolveu sua aptidão para a escrita e encontrou uma zona de convergência entre o texto jornalístico e o texto literário. De acordo com o escritor, em ambos os casos existe a figura do personagem – seja o da notícia ou o literário – e rememora quando começou a se dedicar a perfis biográficos de figuras da cena cultural, reunidos em seu livro Retratos Erráticos – Imagem, Perfil e Personagem na Imprensa, uma publicação de 2010.

Posteriormente Regis publicou um perfil biográfico mais amplo no livro Raul Belém Machado: o Arquiteto da Cena, em homenagem ao grande cenógrafo mineiro. O autor encerra o vídeo com um trabalho mais recente desse gênero, a biografia da escritora Lúcia Machado de Almeida, que será lançada em breve com o título Lúcia Machado de Almeida – uma vida quase perfeita.

Regis Gonçalves é jornalista e escritor. Estudou Sociologia na UFMG, tendo trabalhado em veículos de comunicação de Belo Horizonte e como correspondente de veículos nacionais. Colaborou em inúmeras publicações literárias. Publicou cinco livros nos gêneros poesia e prosa. Vive em Belo Horizonte.

Aulas Abertas

Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados. Não se trata, portanto, de aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais nesse momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do FacebookInstagramYouTubeSite da Instituição. Confira os vídeos anteriores também por meio das redes sociais.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria do Centro Cultural UFMG

(31) 3409-8290 / 3409-8291

www.ufmg.br/centrocultural