Exposição que explora as relações entre a UFMG e a cidade permanece aberta à visitação até o próximo dia 10

Continua aberta ao público, até 10 de junho, no mezanino do prédio da Reitoria, campus Pampulha, a mostra UniverCidade coleciona, idealizada por alunos do Curso de Museologia da UFMG. A exposição aborda as relações estabelecidas entre a Universidade e Belo Horizonte, desde os primórdios, com base no conceito de cidade e no ato de colecionar.  Aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. A entrada é gratuita.

De acordo com os organizadores, a cidade é constantemente feita, desfeita e refeita, e carrega, além do concreto, aquilo que é intangível: sonhos, desejos, afetos, interesses, memórias, histórias e disputas. O trabalho expográfico põe os alunos em contato com a vivência densa e prática da montagem de exposições - da concepção à realização

Idealizado por alunos do sexto período do curso de Museologia, o trabalho é resultado de produção acadêmica no âmbito das disciplinas Exposição Museográfica I e II e Conservação em Museus I e II, lecionadas, respectivamente, pelas professoras Verona Segantini e Ana Panisset.

Eixos
UniverCidade Coleciona apresenta três temáticas: a primeira, Universidade imaginada e construída, explora os planos e projetos para o campus universitário, desde a fundação da Universidade, em 1927. Reúne desenhos arquitetônicos, maquetes e fotografias que documentam a construção da “cidade universitária”.

O segundo eixo, Patrimônio e coleção, conta com objetos e registros de coleções artísticas, científicas e bibliográficas da Universidade, organizados por professores, alunos e servidores técnico-administrativos.

A terceira temática, Apropriações, propõe reflexão sobre apropriação dos espaços planejados e construídos da UFMG.
O acervo artístico que compõe a mostra está sob a guarda da Biblioteca Central, da Escola de Belas Artes, da Fafich, da Face, da Fale, do Centro de Memória da Engenharia, do Departamento de Projetos da Pró-reitoria de Administração, do herbário do ICB e do Museu de História Natural e Jardim Botânico.

Agência de Notícias UFMG

Escola de Ciência da Informação

Serviço

Até 10 de junho de 2016