Faculdade de Letras da UFMG tem programação diversificada para a comunidade

A Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro, estará com programação voltada para a apresentação do livro vencedor do Prêmio Mário de Andrade de Ensaio Literário da Biblioteca Nacional (BN), Colóquio de Literatura e Encontro Marcado. Também está com inscrições abertas para a próxima edição do Ateliês de Empaginação. Confira:  

Livro vencedor do Prêmio Mário de Andrade de Ensaio Literário                                                       No dia 27 de novembro, quarta-feira, às 14h, o Núcleo Eccape, Grupo de Pesquisa sobre Performance, Artes do Corpo e Poesia Experimental, da Fale UFMG/CNPq, terá uma reunião aberta com a ensaísta e professora Maria Angélica Melendi, da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, que fará a apresentação seu novo livro  O corpo vulnerado (Editora Cobogó), vencedor do Prêmio Mário de Andrade de Ensaio Literário da Biblioteca Nacional (2024).

O evento contará, ainda, com uma conversa com os professores Gustavo Silveira Ribeiro (Fale) e Eduardo de Jesus, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, editor do livro. A reunião será na sala 3017 da Fale, com entrada livre e gratuita.

Encontro Marcado
O Encontro Marcado está de volta e, nesta sessão, receberá a escritora Yasmin Franca, que recentemente lançou seu primeiro livro de poesia Salmoura, publicado pela Editora Urutau. A mediação da conversa será realizada pelo professor da Fale Roberto Said. 

O evento será nesta quarta-feira, dia 27, das 8h às 9h30, em formato híbrido, presencialmente no Auditório 2001 da Fale, e em transmissão on-line pelo canal do YouTube Acervo de Escritores Mineiros UFMG. Haverá emissão de certificados aos participantes.

O Encontro Marcado é um projeto realizado, desde 2019, pelo Acervo dos Escritores Mineiros da UFMG que, visando fomentar o diálogo acerca da literatura brasileira e do ofício do escritor, sempre convida escritores para um bate-papo.

Colóquio Literatura, Teatro e Sociedade
Esta semana, entre os dias 27 e 29 de novembro, acontecerá na Faculdade de Letras da UFMG o I Colóquio Literatura, Teatro e Sociedade. Presencial, o evento surge com a proposta de refletir e debater sobre as relações fronteiriças e movediças entre os campos da Letras e das Artes Performáticas, interação que é o cerne do Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (Nelap) da UFMG.

A iniciativa é organizada pelos membros do Nelap Flávia Almeida (UFMG), Paulo Bio Toledo, Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Júlia Morena Costa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Laureny Lourenço, com apoio do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários (PosLit) da UFMG e do Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura (PPGLitCult) da UFBA.

Na programação, conferências, mesas-redondas e leitura dramática. Confira:


Programação

Quarta-feira - dia 27

18h - Credenciamento e recepção (Auditório 1007)                                                                                  

19h - 21h - Conferência de Abertura - Literatura, Teatro e Sociedade                                                

Auditório 1007, com Sara Rojo, Tereza Virgínia Barbosa e Flávia Resende

Quinta-feira - dia 28                                                                                                                                 14h - 15h30 - Mesa 1: Gênero, raça e classe no teatro e na literatura - Sala 3053                               

14h - 15h30 - Mesa 2: Teatro, Literatura e História no Brasil - Sala 4001                                             

16h - 17h30 - Mesa 3: Entre o clássico e o contemporâneo - Sala 3053                                                 

16h - 17h30 - Mesa 4: Dramaturgia moderna e contemporânea - Sala 4001                                          

19h - 21h - Conferência: Teatro, Escravidão e Poéticas de Resistência Negra no teatro brasileiro 

Auditório - 2003, com Soraya Martins, Guilherme Diniz e Paulo Bio Toledo

Sexta-feira - 29/10/2024

14h - 15h30 - Mesa 5: Teatralidades indígenas - Sala 3053                                                                    

14h - 15h30 - Mesa 6: Confluência de linguagens - Sala 4073

16h - 17h30 - Mesa 7: Política e performatividade - Sala 3053

16h - 17h30 - Mesa 8: Trânsitos, travessias e circulações - Sala 4073

19h - 21h - Conferência de encerramento: O texto, a cena, o livro 

Auditório - 2003, com Isidora Stevenson, Assis Benevenuto, Júlia Morena CostaParticipação especial da atriz Marina Viana com leitura dramática de fragmentos da peça Hilda Penha, da dramaturga chilena Isidora Stevenson. 

Certificados de participação serão emitidos aos inscritos como ouvintes. Inscrições pelo formulário. Para mais informações, envie e-mails para flaviaskene@gmail.com.

Ateliês de Empaginação.
O projeto Entre Páginas: leitura para crianças e adolescentes em hospitais da Faculdade de Letras terá mais uma edição do Ateliês de Empaginação. O evento acontecerá no dia 3 de dezembro, das 13h30 às 15h30, na sala 3014 da Fale, no campus Pampulha.

Os interessados devem realizar sua inscrição on-line. É necessário levar sua própria tesoura. Certificados serão emitidos aos participantes.

O projeto tem como objetivo a mediação de leitura em hospitais, contribuindo para o bem-estar físico e mental das crianças e adolescentes internados nas instituições de saúde. Para tal, é necessário que cada exemplar receba cuidados especiais, um tratamento artesanal chamado de “empaginação”, por meio do qual é possível realizar a higienização de cada página do livro, garantindo a descontaminação, atitude indispensável em ambiente hospitalar.

A empaginação consiste em revestir cada página dos livros com papel contact transparente, para que elas possam ser higienizadas e evitar riscos à saúde do paciente. Apenas dessa maneira os livros podem circular em ambiente hospitalar.

Saiba mais sobre o projeto em: http://entrepaginas.letras.ufmg.br/.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG