Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG tem programação cultural com artistas da música mineira

Até o próximo sábado, 28 de setembro, a Praça de Serviços do campus Pampulha UFMG recebe a 23ª edição da Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG. O evento reunirá cerca de cem artesãos de 50 associações pertencentes a 27 municípios do Jequitinhonha, além de apresentações musicais gratuitas, sempre às 12h30. A entrada é gratuita e aberta a toda a população.

Na terça-feira, 24, às 12h30, a violeira Letícia Leal se apresenta em formato de trio, ao lado de Bia Nascimento, no violão, e Analu Braga, no pandeiro. Com mais de 10 anos de carreira, a violeira, compositora e cantora mineira desenvolve um importante trabalho de protagonismo da viola dentro da música instrumental brasileira. Letícia Leal tem um álbum lançado, Urutu (2019), coordena e rege a Orquestra Belorizontina de Viola Caipira, integra a diretoria do Instituto Viva Viola e da Associação Nacional dos Violeiros do Brasil, e se apresenta também com o projeto Letícia Leal Trio.

O veterano Tadeu Franco se une ao jovem Felipe Bedetti no show Parceiragem, que será apresentado na quarta-feira, 25, às 12h30. Tadeu Franco, consagrado cantor e compositor brasileiro, tem músicas gravadas por Sá e Guarabyra, Pena Branca e Xavantinho e Beto Guedes. Felipe Bedetti é cantor, violonista e compositor. Começou sua trajetória aos 8 anos de idade e, aos 23, já está em seu 2º álbum solo, Afluentes. De Tavinho Moura a Luiz Gonzaga, de Clube da Esquina à Jovem Guarda, o show Parceiragem transita no vasto universo do cancioneiro do Brasil, porém sempre trazendo a mineiridade nas harmonias e ritmos.

O forró dá o tom da programação de quinta-feira, 26, com a apresentação da banda Os Disponíveis, às 12h30. A banda mineira Os Disponíveis se dedica a unir o repertório do forró pé-de-serra e com releituras de clássicos da música brasileira em ritmo de forró. O grupo passeia por nomes diversos como Luiz Gonzaga, Criolo, Mallu Magalhães,Jorge Ben, Pepeu Gomes, Dominguinhos, Art Popular, Mutantes, dentre outros.

Fechando a programação cultural da 23º Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG, na sexta-feira, 27, às 12h30, o cantor e compositor Walter Dias apresenta o show Meu Jardim Brasileiro. Nascido em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, Walter Dias é hoje o artista mais premiado do Festivale - Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha, com 13 prêmios. Com influência de grandes ícones da MPB e um timbre vocal singular, Walter Dias apresenta no show as canções premiadas no Festivale, além de clássicos do Clube da Esquina e composições de outros artistas do Jequitinhonha.

Organizada pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), por meio do programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, a Feira apresenta uma amostra representativa da vasta produção de artesanato e também produtos da agricultura familiar da região do Jequitinhonha, no Nordeste de Minas Gerais. 

Serviço:

Programação musical da 23ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG

Data: 24 a 27 de setembro

Horário: 12h30

Local: Praça de Serviços do campus UFMG Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627, Pampulha)

Gratuito

Fotografias: https://drive.google.com/drive...

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UFMG

3199208757

http://www.cultura.ufmg.br/