IEAT/UFMG promove encontro transdisciplinar sobre 'Imagens de vida e morte'

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares - IEAT/UFMG realiza, no dia 11 de junho, mais uma atividade do programa Encontros Transdisciplinares, com o tema Imagens de vida e morte. Aberto ao público, o evento tem início às 19h30, na Sala 01 do Conservatório UFMG, e recebe inscrições pela internet.

Mais informações podem ser obtidas no site www.ufmg.br/ieat ou pelo telefone (31) 3409-4123. O Conservatório UFMG fica na Av. Afonso Pena, 1.534, Centro. Serão emitidas declarações de comparecimento.

O Encontro consiste em uma conferência com formato de mosaico, concebida e executada por três pesquisadores da UFMG: Ana Paula Paes, professora da Faculdade de Ciências Econômicas e coordenadora do Núcleo de Estudos em Participação e Subjetividade (NEPS) e do Observatório de Práticas Participativas (OPP); Luis Alberto Brandão, professor da Faculdade de Letras da UFMG e coordenador do grupo de pesquisa Espaços Literários e Transdisciplinares; e Patricia Franca-Huchet, professora da Escola de Belas Artes da UFMG e coordenadora do Grupo de Pesquisa Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo.

A conferência é resultado de uma obra em processo na qual os professores colocarão em diálogo - por meio de aproximações, tangências, contrastes, desvios, interferências e outras formas de interação - diversas imagens de vida, de morte e de vida-e-morte, produzidas por eles e/ou livremente extraídas das Artes Visuais, da Arquitetura, da Literatura, da Crítica Literária, da Filosofia, das Ciências Sociais, da Psicanálise e de outros campos, afins ou de afinidades dadas pela negativa.

Segundo os organizadores, para este diálogo serão propostas algumas matrizes a desenvolver: pulsão de vida e de morte; o aqui e o agora; infância; pulsão anarquista; poesia; vitalidade e risco; a herança do tempo; arquétipos junguianos e imagens do tarot; a morte insustentável; a figura de Antígona; perfis de mortos e vivos nas redes sociais; a montagem.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação do IEAT