Ipead/UFMG: Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte sofre nova queda significativa

O Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH), calculado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead) da UFMG, registrou mais uma queda significativa (4,15%) em março de 2025 em relação ao mês anterior. O índice agora marca 39,24 pontos em uma escala que varia de zero a cem. Em 2025, o ICC-BH registra diminuição acumulada de 10,02%, e nos últimos doze meses, queda de 7,34%. O estudo completo pode ser verificado no site do Ipead.

A variação negativa do ICC-BH neste mês é explicada pela queda na percepção da população em cinco dos seis componentes do índice. A pesquisa captou uma piora na percepção da população em relação à Situação Econômica do País (-14,13%), Pretensão de Compra (-9,34%), Situação Financeira da Família em Relação ao Passado (-3,53%), Emprego (-2,45%) e à Situação Financeira da Família Atual (-1,30%). Somente a percepção quanto à Inflação apresentou melhora no mês (0,84%).

A percepção da população em relação aos componentes Inflação, Situação Econômica do País, Emprego e Situação Financeira da Família em Relação ao Passado permanece abaixo de 50 pontos, marco que simboliza a passagem entre pessimismo e otimismo da população a respeito da conjuntura econômica geral e familiar. A avaliação da população em relação à inflação se encontra agora em 23,53 pontos, à situação econômica do país, em 26,58 pontos, ao emprego, em 39,08 pontos e à situação financeira em relação ao passado, em 48,81 pontos. Somente a percepção sobre a situação financeira atual das famílias mantém-se acima de 50 pontos.

Os segmentos de vestuário e calçados e de veículos lideram em termos de intenção de compra, representando, respectivamente, 17,65% e 9,50% das indicações dos entrevistados.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

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31984199802

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