Ipead/UFMG: Páscoa tem alta expressiva em valor de ovos de chocolate, bacalhau e batata

Em Belo Horizonte, o aumento anual no preço médio dos ovos de Páscoa (13,69%) foi maior do que a inflação do período (10,83%). É o que demonstram os resultados da Pesquisa Especial da Páscoa, realizada anualmente pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG) com objetivo de apresentar, de forma ampla e gratuita, informações estratégicas que possam subsidiar planos e ações dos consumidores no que se referem às compras de páscoa. Todos os dados podem ser conferidos no site do Ipead

O custo médio dos ovos de chocolate pesquisados está em torno de R$ 44,83 a
unidade. A marca Lacta apresentou a menor variação de preços em relação aos
praticados em 2021 (7,89%). Já a dispersão entre os valores mínimo e máximo dos ovos de Páscoa foi menor do que o apurado no ano passado. A maior dispersão apurada foi na ordem de 56%. O peso da grande maioria dos ovos se manteve igual ao registrado em 2021.

O preço médio dos bacalhaus aumentou, em média, 15,06% em 2022. Mas foi encontrado no mercado bacalhau cujo preço subiu, em média, 50,09% no mesmo período. O preço médio dos peixes também aumentou, registrando uma média de 4,68%, contudo a variação dos preços foi grande: foi encontrado no mercado peixe cujo preço reduziu, em média, 20,06% em 2022, assim como peixe cujo preço aumentou, em média, 27,41%.

Também foram pesquisados outros produtos como azeite, batatas, sardinha em lata, caixa de bombons e ovo de galinha, que fazem parte do cardápio para esta época do ano. Entre eles, destaca-se batata inglesa, que apresentou a maior variação, com 48,25% de aumento.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis (IPEAD)