Ipead/UFMG: queda no preço da gasolina contribui para recuo do custo de vida em Belo Horizonte

Capital mineira também registra, em julho, variação negativa no custo da cesta básica e alta na intenção de presentear no Dia dos Pais

O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), recuou, apresentando uma queda de 0,27% no mês de julho. O produto de maior contribuição para a redução do custo de vida foi a Gasolina Comum, com queda de 18,12% no mês. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG). Os estudos completos podem ser encontrados no site do Ipead

Os maiores destaques, em termos de variação, foram as quedas de 4,69% para Transporte, Comunicação, Energia Elétrica, Combustíveis, Água e IPTU e 1,47% para Alimentos in natura. No sentido oposto, destacam-se as altas de 6,08% para Alimentos elaboração primária, 3,70% para Bebidas em bares e restaurantes, 2,12% para Artigos de residência, 1,73% para Alimentos industrializados, 1,73% para Alimentação em restaurante e 1,29% para Despesas pessoais

A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 10,74% e o custo da cesta básica apresentou recuo de 0,16% em julho, custando R$ 679,49. O valor é equivalente a 56,06% do salário mínimo. Os principais responsáveis por esse recuo foram o Tomate (28,94%), Batata inglesa (18,12%) e o Feijão carioquinha (5,27%).

A taxa Selic continua em 13,25% ao ano, desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) entre os dias 14 e 15 de junho de 2022. As taxas médias de juros praticadas para pessoa física no mês de julho apresentaram alta na maioria dos setores ao serem comparadas às taxas observadas no mês anterior.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) atingiu, em julho, 34,88 pontos, apresentando uma queda de 1,66% em relação ao mês anterior.

Pretensão de compra para o Dia dos Pais

Desenvolvida anualmente, no mês de julho, pelo Ipead, a pesquisa Pretensão de compra para o Dia dos Pais de 2022 constatou que 45,24% dos entrevistados pretendem presentear o pai ou alguma pessoa próxima no Dia dos Pais. Este é o maior percentual apurado desde 2019, ano anterior ao início da pandemia de covid-19.

O valor médio dos presentes a serem adquiridos em 2022 é de R$ 93,68, registrando queda de 8,02% em relação ao ano passado. A faixa de valor para presentes De R$ 51,00 a R$ 100,00 foi a mais citada, representando 42,11% dos consumidores que pretendem presentear em 2022. Adicionalmente, ressalta-se que 49,00% dos consumidores que pretendem presentear anunciaram que gastarão, neste ano, valor igual ao que gastaram no ano passado.

A pesquisa Pretensão de compra para o Dia dos Pais é realizada com os 210 consumidores que respondem a pesquisa do ICC-BH, seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar, e tem o objetivo de avaliar as expectativas de compra dos consumidores da capital mineira para essa data comemorativa.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de MG (IPEAD)

31984199802