'IV Semana da Pós-graduação em Geologia' da UFMG tem mesa redonda sobre risco geológico

Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, o Programa de Pós-graduação em Geologia (PPGEOL), do Instituto de Geociências (IGC), promove a IV Semana da Pós-graduação em Geologia da UFMG. Organizada pela coordenação do programa em parceria com os discentes, a quarta edição será totalmente virtual, via canal do YouTube. O evento é gratuito e aberto ao público externo, sem a necessidade de inscrição.

Iniciativa de extensão do programa, o evento contará com palestras multidisciplinares e mesa-redonda que reunirão cientistas, nacionais e internacionais, para discutir variados temas ligados à divulgação científica e às geociências, além de apresentação das pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos em Geologia do IGC-UFMG, que também participarão de discussões temáticas, via plataforma Microsoft Teams.

A IV Semana da Pós-graduação em Geologia tem o patrocínio da Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Minas Gerais, parceria com a Associação Brasileira das Mulheres nas Geociências e com a Minas Jr - Consultoria Mineral.

Palestras e mesa-redonda

22/02 - 18h: palestra de abertura - ao vivo
Tema: Produção Intelectual na Área de Geociências Quadrienal 2017-2021.
Palestrante: Edson Mitishita (coordenador adjunto de Programas Profissionais na Área de Geociências na Capes; UFPR).

23/02 - 18h: mesa redonda: Risco Geológico - ao vivo
Debatedoras: Maria Giovana Parisi (PPGEOL-IGC-CPMTC-UFMG), Joana Sánchez (UFG) e Ingrid Ferreira Lima (Japan International Cooperation Agency - JICA). Mediação: Mariana Madeira, doutoranda do PPGEOL-UFMG).
Apresentação da Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências (ABMGeo Núcleo BH): Clarice Grossi (IGC-UFMG).

24/02 - 17h: palestra - ao vivo
Tema: Melt inclusions in eclogites as a tool to investigate mantle metasomatism and deep carbon cycle: an example from the Bohemian Massif
Palestrante:  Alessia Borghini (University of Potsdam, Alemanha).

24/02 - 18h30: palestra - ao vivo
Tema: Geologia Planetária: o que temos aprendido com a exploração espacial
Palestrante:  Alvaro Crósta (Unicamp).

25/02 - 18h: palestra – gravada
Tema: Gestão estratégica de Direitos Minerários
Palestrante: Débora Moreira (egressa do PPGEOL-UFMG).

A programação completa está disponível no Instagram do PPGEOL-UFMG.

Sobre o PPGEOL-UFMG

Sediado no Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, o Programa de Pós-graduação em Geologia está estruturado nas áreas de concentração: Geologia Regional e Geologia Econômica e Aplicada. Entre os principais temas de estudo estão: Geotectônica, Geologia Estrutural, Hidrogeologia, Metalogenia, Paleontologia, Estratigrafia, Geofísica, Geoquímica Ambiental e Geotecnia.

Nota cinco na última avaliação da Capes (2013-2016), o PPGEOL/UFMG iniciou suas atividades em 1988, com a oferta do curso de mestrado. Em 2001, passou a oferecer também o curso de doutorado em Geologia. Desde a sua criação, o programa já titulou 290 discentes, sendo 233 mestres e 57 doutores.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG