Músico e professor da Unimontes apresenta CD autoral no Centro Cultural UFMG

Na quarta-feira, dia 14 de junho de 2017, às 20h, o projeto Música & Poesia e o Centro Cultural UFMG recebem o cantor e compositor Elcio Lucas com a apresentação do CD Vago Universo. Entrada franca. O Centro Cultural UFMG fica na Praça da Estação, na Av. Santos Dumont, 174, esquina com Rua da Bahia. Informações pelo telefone (31) 3409-8290.

Vago Universo é um álbum autoral lançado em 2016, inicialmente na Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris e em seguida na Universidade de Perúgia, na Itália, no Centro Cultural Tatuapé Ad Libitum, em São Paulo, no Café 104, em Belo Horizonte e no Museu Regional do Norte de Minas, em Montes Claros. O CD é fruto da reverberação conceitual do último verso do poema Tempo de trem, do poeta português Vitorino Nemésio.

Elcio Lucas é cantor, compositor, doutor em Letras e professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Venceu festivais da canção popular no Brasil, integrou o Grupo Raízes e participou das gravações dos discos Menino do Interior e Estrada Afora. Em carreira solo gravou o compacto De Lua e o LP Verde Grande, ambos independentes. Rogéria Holtz, Aline Mendonça, Grupo Raízes e Fatel são alguns dos artistas brasileiros que registraram composições suas.

Dentre os parceiros de Elcio Lucas destacam-se o renomado maestro, arranjador e violonista Waltel Branco, o poeta Aroldo Pereira e o artista plástico João Rodrigues. Do poeta andaluz Garcia Lorca, Elcio musicou o poema Deseo, que no álbum conta com a participação especial do violonista Juarez Moreira. Juarez também participou em Estrela, parceria de Elcio Lucas com Waltel Branco e Meire Valin e participação especial da cantora Leopoldina, que dividiu os vocais com Elcio Lucas.

Repertório

01 – Tempo de Trem
02 – Deprê
03 – Deseo
04 – Juriti
05 – Terno Azul
06 – Ventania
07 – Estrela
08 – Caminhos de Minas
09 – Pão e Vinho
10 – Saci de Serra

Projeto Música & Poesia

O projeto Música & Poesia promove encontros de artistas, apresentações musicais, recitais, contação de histórias, performances, peças teatrais e toda iniciativa que de alguma forma se relacione às artes verbais e performáticas. É voltado para a comunidade em geral e acolhe as manifestações artísticas de pequeno porte (pois é realizado no hall de entrada do andar superior do prédio) promovendo o exercício do canto, da poesia, da música, do teatro, da performance e da expressão corporal de forma intimista no centro da cidade. Propicia a divulgação dos trabalhos inéditos ou ainda pouco divulgados de atores, músicos, poetas ou daqueles que, sem título que lhes caiba, se misturam e transitam por ambos os caminhos. Sempre às quartas-feiras, às 20h. O Centro Cultural UFMG fica na Praça da Estação, na Av. Santos Dumont, 174, esquina com Rua da Bahia.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG