O linguista como investigador e perito é tema da próxima palestra do Letras Debate UFMG

Evandro Cunha abordará como a área de investigação criminal pode ser uma oportunidade para o profissional de Letras

Lidar com a linguagem em contextos investigativos e judiciais, aplicar o conhecimento e métodos da linguística a fim de contribuir para a resolução de disputas judiciais, averiguar crimes e analisar questões que envolvam a linguagem dos tribunais e dos interrogatórios são alguns dos pontos a serem discutidos na próxima atividade do  Letras Debate, que ocorre no dia 7 de abril, das 10h às 12h, no auditório 1007, da Faculdade de Letras (Fale) UFMG, no campus Pampulha. Neste dia, será realizada a palestra Linguística forense: o linguista como investigador e perito.

A atividade é gratuita. Para participar, os interessados deverão realizar inscrição, no site do Letras Debate. Haverá emissão de certificados e as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento, ou pelo e-mail letrasdebate.ufmg@gmail.com

Na palestra Linguística forense: o linguista como investigador e perito, Evandro Cunha, doutorando em Linguística na Universidade de Leiden, na Holanda, e em Ciência da Computação na UFMG, em regime de cotutela, abordará de que maneira o linguista é capaz de atuar como investigador e perito, fornecendo evidências para análises de autenticidade e de autoria de textos, detecção de plágio, identificação de falantes, entre outras.

Além disso, Evandro Cunha também falará sobre o trabalho do linguista no âmbito dos crimes cibernéticos, como ameaças e ataques on-line: “Meu interesse na área de linguística forense é principalmente em como podemos utilizar conhecimento linguístico para investigações e perícias. Posso focar em apresentar a área da linguística forense como uma oportunidade de atuação dentro e fora da universidade”, afirma.

O Letras Debate ocorre ao longo do ano, nas manhãs dos sábados, com o propósito de oferecer aos estudantes a oportunidade de ouvir e de participar de palestras, mesas-redondas, seminários, workshops e outras atividades, bem como trazer novas perspectivas de atuação do profissional de Letras, no mercado de trabalho.

Sobre o conferencista

Evandro Cunha é doutorando em Linguística na Universidade de Leiden, na Holanda, e em Ciência da Computação na UFMG, em regime de cotutela. Como pesquisador, atuou no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web e no Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária, na Alemanha. Seus principais interesses situam-se na interface entre linguagem e computação. Atualmente, trabalha, sobretudo, com modelagem e simulação computacional de fenômenos linguísticos. Além disso, possui experiência no âmbito da linguística forense, especialmente na utilização e no desenvolvimento de ferramentas computacionais para a linguística investigativa e pericial.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG

www.letras.ufmg.br

Serviço