Pós-graduação em Estudos Linguísticos UFMG divulga edital da seleção 2023 para mestrado e doutorado

Inscrições começam no dia 20 de julho; serão oferecidas 66 vagas para mestrado e 38 para doutorado, com ingresso no início de 2023

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras (PosLin / Fale) da UFMG divulga o lançamento do edital da seleção 2023 para mestrado e doutorado. As inscrições estarão abertas no período de 20 de julho a 18 de agosto e deverão ser realizadas exclusivamente on-line, por meio de link que ficará disponível no site do Programa (www.poslin.letras.ufmg.br).

Serão oferecidas 66 vagas para o mestrado e 38 para o doutorado, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2023, sendo reservadas 21 vagas do mestrado e 13 vagas do doutorado para candidatos autodeclarados negros. Conforme edital suplementar, tanto no mestrado quando no doutorado, será ainda reservada uma vaga para indígena e uma para pessoa com deficiência.

O candidato deverá optar na hora da inscrição por uma das três áreas de concentração e suas respectivas linhas de pesquisa existentes no PosLin (a distribuição de vagas conforme esta relação consta no edital):

- Linguística Teórica e Descritiva:

Estudo da variação e mudança linguística;

Estudos da língua em uso;

Processamento da linguagem;

Estudos linguísticos baseados em corpora;

Estudos formais de língua.

- Linguística do Texto e do Discurso:

Estudos do Texto e da Textualização;

Análise do Discurso.

- Linguística Aplicada:

Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras;

Estudos da Tradução;

Linguagem e Tecnologia;

Ensino do Português;

Plurilinguismo, Políticas Linguísticas e Educação Bilíngue.

As seleções serão realizadas em duas etapas, a primeira de análise do projeto de pesquisa (eliminatória) e a segunda de análise do currículo Lattes (classificatória). O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 7 de dezembro na página do PosLin.

PosLin

O Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) foi criado no ano de 1973, e tem contribuído para a formação de professores e pesquisadores, com inserção em várias universidades públicas e privadas de Minas Gerais e do Brasil. Nos últimos anos, tem também atuado na formação de pesquisadores oriundos de universidades do exterior. Inserido na área de Linguística e Literatura, o PosLin privilegia estudos avançados no domínio da Linguística, do Discurso e da Linguística Aplicada, buscando inter-relacionar, de forma produtiva, projetos de pesquisa, linhas de pesquisa e áreas de concentração.

Para mais informações, acesse o site do Programa ou envie e-mails para poslin@letras.ufmg.br.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG