Professor da UFMG divulga lançamento de novo volume da coleção Vamos juntos(as)!

A coleção Vamos juntos(as)! Curso de Português como Língua de Acolhimento ganhou, no Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), um novo fascículo. Ao volume 2 Me virando no dia a dia, lançado em 2021, somou-se agora um Livro de Autoestudos. O Livro de Autoestudos foi organizado pelos professores Leandro Rodrigues Alves Diniz (Faculdade de Letras UFMG), Ana Cecília Cossi Bizon (Unicamp) e Bruna Pupatto Ruano (Université Lumière Lyon 2), e conta com autores de diversas instituições, além da participação de migrantes e refugiados como autores e tradutores. Ele traz atividades complementares, que favorecem a consolidação ou ampliação de aspectos trabalhados nas unidades do livro do aluno.

Sobre a coleção
Produzida por uma equipe de pesquisadores e docentes da área de Português como Língua Adicional e de acolhimento, com a participação de migrantes refugiados, a coleção Vamos Juntos(as)! Curso de Português como Língua de Acolhimento é um material didático destinado ao ensino da língua portuguesa aos migrantes e refugiados que hoje vivem no Brasil. A obra reúne, de modo inovador, uma série de características cruciais para a estruturação de políticas linguísticas de ensino de português a essa população. Destinada a jovens e adultos, objetiva-se, por meio dela, oferecer subsídios para que possam ter garantido seu direito de aprender a língua mais falada no Brasil ‒ o português ‒, contribuindo, assim, em alguma medida, para sua melhor inserção nos espaços em que desejam, ou precisam, estar.

Todas as obras estão disponibilizadas para download gratuito e podem ser adquiridas no site do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó - NEPO - da Unicamp.

Mais informações em https://www.nepo.unicamp.br/

Assessoria de Imprensa UFMG