Professor da UFMG lança obra que explora a revolução gerada pela datação de rochas

Livro aborda do surgimento do universo e da explosão das estrelas em supernovas até a idade de uma garrafa de vinho francês

O professor Fabrício de Andrade Caxito, do Instituto de Geociências da UFMG, acaba de lançar o livro Datação de rochas por métodos isotópicos, nono volume da Série Textos da Sociedade Brasileira de Geologia. Patrocinada pela Sens Representações Comerciais Ltda, a obra estará disponível na plataforma eletrônica da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG).

A obra, lançada no encerramento do primeiro dia do 50º Congresso Brasileiro de Geologia, em 28 de junho, explora os princípios básicos por trás da descoberta que revolucionou o modo como olhamos para o nosso planeta, o decaimento radioativo. Em uma viagem que vai desde o surgimento do universo e da explosão das estrelas em supernovas até a idade de uma garrafa de vinho francês, o autor propõe uma visita aos diversos sistemas utilizados com sucesso na geocronologia (U-Pb, Rb-Sr, Sm-Nd, K-Ar, Re-Os, Lu-Hf), os artifícios matemáticos e os equipamentos utilizados para desvendá-los.

Sobre o autor

Caxito é geólogo e filósofo pela UFMG, onde é professor adjunto do Departamento de Geologia e credenciado como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Geologia. É pós-doutor em geocronologia pela University of Western Australia. Foi trainee e pesquisador visitante do Centro de Pesquisas GEOTOP, Université du Québec à Montréal e McGill University, Canadá, e do Danish Center for Isotope Geology, Dinamarca. Recebeu a medalha Djalma Guimarães da Prefeitura de Belo Horizonte e o Martelo de Prata da SBG. Estuda a relação entre as cadeias de montanhas e o surgimento da vida complexa na Terra (geolifemobile.com).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG