Professor de Direito da UFMG lança livro sobre democracia x representação

O professor Andityas Soares de Moura Costa Matos, da Faculdade de Direito da UFMG, lança, na próxima quarta, 28 de agosto, o livro Representação política contra democracia radical: uma arqueologia (a)teológica do poder separado (Fino Traço). Na obra, ele defende que democracia e representação política são incompatíveis e que a segunda é um entrave à primeira. O lançamento do livro será no Agosto Butiquim (Rua Esmeralda, 298, Prado), a partir das 19h. 

Para desconstruir o argumento de que a representação constitui a necessária mediação política que impede um poder totalitário que confundiria Estado e sociedade, o autor discute o complexo conceito filosófico de mediação, sustentando que a representação política não é uma estrutura mediacional.

O autor também analisa o conceito de representação política em diferentes momentos históricos; desenvolve a ideia de democracia radical, capaz de lidar com a diferença sem reduzi-la à unidade hierárquica. Também apresenta os principais traços de uma “(a)teologia política democrático-radical”, calcada nas ideias de abertura, indeterminação, fraqueza, singularidade, inoperosidade e potência.

Mais informações estão no site da editora.

Assessoria de Imprensa UFMG com informações do Boletim UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

Lançamento do livro Representação política contra democracia radical: uma arqueologia (a)teológica do poder separado

28 de agosto

19h

Agosto Butiquim (Rua Esmeralda, 298, Prado)