Professores da UFU fazem exposição no Centro Cultural UFMG

O Centro Cultural UFMG recebe, até 30 de junho, a exposição coletiva Geografias Sensíveis: Paisagens, Territórios, Fronteiras, dos artistas Beatriz Rauscher, Nikoleta Kerinska, Rodrigo Freitas, Ronaldo Brandão e Tatiana Ferraz. A mostra reúne fotografias, instalações, pinturas e vídeos e tem entrada gratuita.

A exposição reúne cinco artistas, professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que mesmo com trajetórias poéticas diferentes encontram afinidades na sistematização de suas ações através da pesquisa em arte sob o viés teórico e prático. Num primeiro olhar, cada um dos trabalhos se refere à percepção de diversos fenômenos espaciais, o que evidencia as relações entre paisagem, território e fronteira. Além dessa apropriação rápida, pensa-se a paisagem como uma construção do sujeito em trânsito, o território como a soma de acontecimentos e a fronteira como um fragmento da realidade, ao mesmo tempo metafórico e fictício.

Se na arte contemporânea as noções de território, fronteira e transito são evocados frequentemente para demarcar posicionamentos críticos em relação aos fluxos migratórios, exílios e outras situações geopolíticas, na perspectiva do processo criativo essas noções podem operar como metodologias: trânsito constante entre linguagens e mídias, porosidade das fronteiras das categorias artísticas, ou ainda, justaposições entre teoria e prática na reconstituição permanente da proporia território de arte. O projeto de exposição Geografias sensíveis: paisagens, territórios e fronteiras se alimenta do desejo e da necessidade de tratar dessa dupla articulação de noções, citadas, considerando-as fundamentais na estruturação de um debate geo-(po)ético

Beatriz Rauscher
Artista e professora. Realizou residência pós-doutoral em Artes e Tecnologias da Imagem na Escola de Belas Artes da UFMG. Foi bolsista em Paris na Université de Paris III – Sorbonne Nouvelle. Tem realizado exposições individuais de seus trabalhos em museus e centros culturais de diversas cidades brasileiras, entre os quais CCBB-RJ; MAC-RS; Palácio das Artes BH; CAL Brasília, etc.

Nikoleta Kerinska
Artista-nômade, criadora de imagens e admiradora das línguas e de suas formas sonoras e gráficas, pesquisadora e professora universitária. Formada pela Escola Nacional de Belas Artes – Sofia, Bulgária, mestre em Arte e Tecnologia da Imagem pela UnB e Doutora em Artes pela Universidade de Paris I. Sua pesquisa tem como foco o uso da linguagem natural na arte, a construção de ficções artísticas confrontada às noções de transmídia e de intermídia.

Rodrigo Freitas
Rodrigo Freitas é graduado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais com habilitação em pintura (2006) e em gravura (2008). Possui mestrado e doutorado em Artes pela mesma instituição (2016). Atualmente é professor do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, participa do NUPPE (Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino) e pesquisa a relação entre imagem e tempo a partir da prática pictórica em diálogo com diversos meios de criação e difusão da imagem.

Ronaldo Macedo Brandão
Nasceu em Belo Horizonte em 1964. Professor do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia. Artista visual com doutorado em Arte pela Universidade do Porto e mestrado em Artes Visuais pela Unicamp. Trabalha com fotografia, escultura, instalação, performance, desenho e vídeo.

Tatiana Ferraz
Artista, pesquisadora e professora universitária. Docente do Curso de Artes Visuais, IARTE-UFU. Doutora em História da Arte pela FAU-USP e Mestre em História da Arte pela ECA-USP. Formou-se bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP e cursou Arquitetura e Urbanismo na Escola da Cidade e na FAAP. Como artista, desenvolve trabalhos na fronteira entre arte e arquitetura, com grande interesse sobre a cidade e a questão urbana, operando em diversas linguagens, tais como instalação, intervenção, objeto e fotografia.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG