Programa de cátedras traz à UFMG psicanalista colombiano que discute relação entre crime e prazer

O professor Mario Elkin Ramírez, do Departamento de Psicanálise da Universidade de Antioquia, em Medelín, Colômbia, estará na UFMG, de 21 a 25 de agosto, a convite do Programa Cátedras Santander de Estudos Ibero-latinoamericanos, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT).

De 21 a 23 de agosto, ele participará do 1º Congresso Internacional de Direito e Psicanálise: a criminologia em questão, que será realizado no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD1). A programação e outras informações podem ser obtidas no site do evento.

No dia 24, o catedrático ministrará a conferência Crimen y castigo del goce adolescente, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD2), a partir das 9h. Nela, Ramírez analisará a posição do adolescente em relação ao direito em uma perspectiva psicanalítica. O evento é aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line. Haverá tradução simultânea.

O catedrático

Mario Elkin Ramírez é psicanalista e professor titular do Departamento de Psicanálise da Universidad de Antioquia (Colômbia) e integra a Associação Mundial de Psicanálise e a Nueva Escuela Lacaniana (NEL) de Medellín. É mestre em Psicanálise pela Universidade de Paris VIII e autor dos livros Psicoanalsis y dificultades en el aprendizaje Grama (2012), Actualidad de la agresividad en psicoanálisis (Grama, 2010), Ordenes de hierro (La Carreta, 2009), Psicoanalistas en el frente de batalla (Universidad de Antioquia, 2008), Clio y psiqué ensayos de historia y psicoanálisis (La Carreta, 2007) e Empédocles y Edipo (Tres Haches, 2007).

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Serviço