Projeto de extensão da Escola de Enfermagem da UFMG promove campanha para arrecadar brinquedos para o Odilon Behrens

O projeto de extensão da Escola de Enfermagem da UFMG, A enfermagem no cuidado à criança e ao adolescente: construção da sistematização do cuidado orientada pela integralidade, conhecido como Brincar Terapêutico, coordenado pela professora Bruna Figueiredo Manzo, promove campanha para arrecadar brinquedos para pediatria do Hospital Municipal Odilon Behrens (HMOB).

Podem ser doados, até o dia 13 de outubro, brinquedos, jogos novos ou usados, livros infantis, material de papelaria como papel, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, canetinhas, entre outros. As doações podem ser feitas em uma caixa localizada de frente ao elevador do 2º andar da Escola de Enfermagem da UFMG (Av. Professor Alfredo Balena, 190, 2º andar, Centro, Belo Horizonte). Mais informações pelo telefone (31) 3409-9883.

O projeto foi implantado em maio de 2009, a partir de necessidades identificadas na experiência clínica e na atividade docente na disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente do curso de Graduação em Enfermagem da UFMG. O objetivo é promover a sistematização do cuidado à criança e ao adolescente por intermédio de ações de educação permanente, gestão do cuidado e práticas assistenciais.

"Sabe-se que atividades lúdicas como brincadeiras, desenhos, pinturas, leituras infantis e teatro devem estar presentes em todas as fases do crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, mesmo durante períodos hospitalização. Tais atividades favorecem o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo da criança, minimizam o estresse, a ansiedade e o desconforto gerados pela internação, contribuem para a socialização das crianças e dos acompanhantes, melhoram a interação entre as crianças, suas famílias e os profissionais da equipe de saúde. As doações para o projeto podem ser feitas durante todo o tempo porém nesse momento onde estamos sofrendo com a escassez de recursos materiais, optamos em incrementar nossas buscas por meio de divulgação e campanhas ”, afirmou Bruna Manzo.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

www.enf.ufmg.br

Serviço