Rádio UFMG Educativa homenageia aniversário de Belo Horizonte com programação especial
Podcast e crônicas de graduados da UFMG integram a programação
Nesta quinta-feira, dia 12 de dezembro, a capital mineira completa 127 anos. Para comemorar a data, a Rádio UFMG Educativa conta com programação especial em homenagem a Belo Horizonte. Nesta quinta-feira, 12, o programa Universo Literário aborda o diálogo entre a literatura e a cidade, em uma conversa com o escritor Rafael Sette Câmara, escritor e organizador do projeto BH a pé, e com a escritora Nayara Noronha, professora da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e idealizadora da newsletter Rueira, que traz experimentações literárias a partir de andanças pela cidade, entre outros conteúdos.
Também nesta quinta-feira, às 10h30, no programa Conexões, a pesquisadora e escritora Luciana Amormino, doutora em Comunicação Social pela UFMG, é convidada para falar sobre seu novo livro, A memória coletiva em perspectiva: ensaios sobre a memória como gesto a partir de narrativas de uma cidade-trapeira. A publicação é uma adaptação de sua tese de doutorado, na qual ela reflete sobre a memória como gesto em Belo Horizonte. Conduzida pela jornalista e apresentadora do Conexões, Luiza Glória, a entrevista irá abordar a memória coletiva que pode ser construída da capital mineira, com base nas investigações da autora.
Crônicas
Até o dia 18, a rádio exibe, às 11h45, no programa Universo Literário, crônicas inspiradas nos textos de Carlos Drummond de Andrade. Iniciado no dia 10 e com encerramento no dia 12, o programa Expresso exibe, às 21h, um episódio por dia do podcast Contornos: as colunas da cidade, que conta histórias afetivas de Belo Horizonte por meio de prédios icônicos da cidade.
Baseado nos textos do Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social de Maron Filho, a Rádio UFMG Educativa apresenta crônicas do jornalista formado pela UFMG. Inspirado pelos escritos de Drummond ao morar na metrópole nos anos 30, Maron caminhou por BH nos locais percorridos pelo autor e escreveu sobre sua experiência na cidade a partir das vivências colocadas em texto quase cem anos antes.
Orientada pelo professor Nísio Teixeira, a monografia defendida em 2024 é intitulada Beagá em dois tempos: um exercício de escrita a partir de crônicas de Carlos Drummond de Andrade. Maron Filho abordou, em oito textos, o cotidiano, a arquitetura e os costumes belo-horizontinos. O jornalista foi entrevistado durante o programa Universo Literário e contou sobre sua obra, que afirma ser pessoal e que é acompanhada por trilha sonora autoral e de outros artistas no violão tocado por ele. O ex-estagiário da rádio é também o responsável pela leitura durante a exibição, trazendo o familiar sotaque mineiro aos ouvintes. As crônicas serão transmitidas até o dia 18, sempre às 11h45.
Colunas da cidade
Apresentado no programa Expresso, sempre às 21h, o podcast Contornos: as colunas da cidade é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Guilherme Thomaz e Laura Silva. Orientado pelo professor Phellipy Jácome, a produção de áudio captura histórias de prédios famosos da região central de Belo Horizonte: JK, Acaiaca e Maletta. Para compreender a região central, Guilherme e Laura foram aos edifícios e conversaram com pessoas que ocupam os seus interiores e os seus arredores.
A história dos prédios e da cidade é contada por quem vive neles, buscando entender a metrópole. Guilherme Thomaz e Laura Silva contornam a cidade, e na cidade contornam as pessoas, trazendo um lado afetivo e informativo. O podcast está disponível em todas as plataformas de áudio com episódios reproduzidos, um por dia, na Rádio UFMG Educativa, até o dia 12 de dezembro.