Seminário no IGC UFMG discutirá os sabores geográficos de Minas

Discutir a geografia em suas vertentes humanista, cultural e fenomenológica é o objetivo do Seminário Sabores Geográficos, que, em sua quarta edição, será realizado nos dias 1º e 2 de junho, no auditório do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, no campus Pampulha. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de junho, por meio de formulário eletrônico. A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site do Núcleo ou pelo email npgeoh@gmail.com

O evento, que tem como tema morte, espiritualidade e mineiridade, pretende estimular discussões sobre paisagem, lugar, cultura, comida, memória e identidade. “Escolhemos esse tema porque a morte tem sido objeto de pesquisas no campo da Geografia Humanística. Ela está relacionada com sabores e alimentos nas cerimônias tradicionais do interior de Minas”, justifica a professora Virginia de Lima Palhares, coordenadora do evento.

A programação é composta de conferência do professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Eduardo José Marandola Júnior, que abordará a morte por meio de conceitos filosóficos. O evento, de cunho interdisciplinar, vai contar com a participação de professores do ICG, da Fafich, da Fale, do Centro Pedagógico e da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Nas mesas-redondas, os docentes vão apresentar pesquisas sobre a importância do alimento na arqueologia, sobre a culinária e as tradições da comunidade quilombola Arturos, de Contagem e sobre a jacuba – alimento descrito na literatura de Guimarães Rosa – e as iguarias da Serra do Caraça, entre outras. O seminário também terá palestra ministrada pela professora Lívia de Oliveira, pioneira nos estudos de Geografia Humanista no Brasil.

O Seminário Sabores Geográficos é promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Geografia Humanista da UFMG em parceria com Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural da Universidade Federal Fluminense (UFF) e com Unesp e Unicamp.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Seminário no IGC UFMG discutirá os sabores geográficos de Minas