UFMG é a primeira universidade brasileira a receber Paramahamsa Vishwananda, mestre espiritual hindu

Presença é um dos destaques em seminário que une espiritualidade, saúde e educação. Evento é gratuito e aberto ao público

“No amor você tem tudo. Tudo o que procura está dentro de você, não fora”, afirma Paramahamsa Sri Swami Vishwananda, mestre espiritual hindu que estará presente no Seminário Espiritualidade, Saúde e Educação: o legado da Índia, promovido pelo Centro de Estudos Indianos da UFMG. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado nos dias 28 e 29 de maio no auditório do Centro de Atividades Didáticas 1 (Cad 1), no campus Pampulha, a partir das 9h. As inscrições para o seminário devem ser feitas no www.even3.com.br/legadodaindia

O objetivo do seminário é trazer a discussão de importantes temáticas da sociedade para a academia, sob a ótica da cultura indiana, além de despertar a consciência dos dias atuais, sobretudo nas formas de relacionar consigo e com o mundo.

Esta é a primeira vez que uma universidade brasileira recebe o mestre espiritual, que tem como papel guiar as pessoas, através do amor, para uma reconexão própria e o despertar da divindade. Além da palestra em que abordará os ensinamentos védicos milenares interpretando-os para os dias atuais, haverá o darshan, uma espécie de benção especial. Para receber o darshan, acesse o site www.bhaktimarga.org.br/darshan... da organização criada por Paramahamsa Vishwananda.

Na programação também há mesas-redondas, práticas de meditação e mantras, com a participação da médica especialista em medicina ayurveda, Ana Maria Rodrigues Araújo; o filósofo e terapeuta holístico, Marcus Fonseca; o instrutor de yoga Emílio Rezende; o músico mineiro Helder Araújo com seu concerto de música indiana, entre outros nomes.

De acordo com a professora da Escola de Música da UFMG e coordenadora do seminário, Heloisa Feichas, a ideia surgiu após perceber a grande procura dos alunos para suas disciplinas que envolviam música indiana e espiritualidade na educação musical. “Diante do momento turbulento no mundo e em nosso país, o objetivo é debater como o desenvolvimento da espiritualidade pode nos ajudar para que estejamos mais conscientes de nós mesmos e das nossas relações pessoais e sociais”, afirma. “Esperamos que as temáticas desse seminário nos provoque para conexões mais profundas, de forma a melhorar nossa presença no mundo”, completa.

Programação:
28 de maio
9h – Credenciamento
9h30 – Abertura – Prof. Eduardo Bastianetto – Coordenador do CEI/DRI
9h45 - Meditação/Mantras
10h – Mesa Saúde com:
Dra. Ana Maria Rodrigues Araújo
Médica pela UFMG; Master Teacher of Ayurveda pela Wise Earth School (WES) of Ayurveda; médica voluntária em comunidades da Índia; professora de medicina antroposófica e de ayurveda; membro do Centro de Estudos Indianos da UFMG, além de ter sido assessora técnico-científica do Ministério da Saúde e da Anvisa para a Política Pública de medicinas não-convencionais no SUS.

Marcus Fonseca
Filósofo, terapeuta ayurvédico, professor de yoga, meditação e filosofia, cofundador do Instituto EntreSer. Palestrante e pesquisador em religião comparada, espiritualidade e das pontes entre tradições filosóficas orientais e ocidentais. Estudou ayurveda em diversas instituições indianas de renome internacional como Gujarat Ayurved University e International Academy of Ayurveda.

Gelza Nunes
Mestre em Enfermagem pela University of Tennessee. Atuou como enfermeira clínica e professora em Johns Hopkins e Howard University. Pesquisa nas áreas de promoção da saúde, prevenção da violência e práticas complementares e integrativas na Faculdade de Medicina da UFMG. Atualmente é coordenadora das Práticas Complementares e Integrativas (PICs) de MG.

12h30 – Almoço
14h – Mesa Educação com:
Valéria Diniz
Fisioterapeuta formada pela UFMG, instrutora de yoga formada pelo Centro de Agni Yoga Sri Maitreya , voluntária do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos desde 2002.

Profa. Teca Xavier
Professora da Faculdade de Educação da UFMG, com pós-doutorados em complexidade e transdisciplinaridade no ensino superior e em educação e espiritualidade. Desenvolve estudos e pesquisas sobre a temática da educação e espiritualidade. Atualmente é coordenadora do NEPPPCOM, grupo de estudos e pesquisas do pensamento complexo.

Prof. Emílio Rezende
Professor aposentado da UFMG, doutor em Filosofia e professor instrutor de yoga com formação no Instituto Kaivalyadhama em Lonavla, Índia. Ministra aulas no Curso de Formação de Professores de Yoga no Instituto Aravinda em Belo Horizonte.

16h30 – Intervalo
17h – Palestra do Paramahamsa Vishwananda
18h – Concerto de Música Indiana – Helder Araújo

29 de maio
9h30 – Prática de Meditação/Mantras
10h – Palestra do Swami Revatikantananda: Compreendendo o hinduísmo nos dias atuais
Originalmente do Brasil, Swami Revatikaantananda conheceu Paramahamsa Vishwananda em Londres no verão de 2006. Ele serve em muitas áreas de Bhakti Marga e agora lidera o projeto da Academia Bhakti Marga.
12h - Almoço
14h – Palestra do Swami Revatikantananda: Ensinamentos da Bhakti Marga
15h30 - Intervalo
16h – Darshan com Paramahansa Vishwananda

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria do Seminário Seminário Espiritualidade, Saúde e Educação – Deborah Castro

99348-6982

Serviço

Seminário Espiritualidade, Saúde e Educação: o legado da Índia

28 e 29 de maio

9h

Auditório do Centro de Atividades Didáticas 1 (Cad 1), no campus Pampulha