UFMG e InterCult promovem IX Congresso Internacional sobre Culturas na próxima semana

Encontro reúne pesquisadores do Brasil, Portugal e Moçambique, dentre outros, de 6 a 10 de novembro em formato híbrido; atividades abertas ao público

Começa na próxima segunda-feira, 6 de novembro, o IX Congresso Internacional sobre Culturas - Diálogos por uma Democracia Plural, realizado pela Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas (InterCult) e a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UFMG. O encontro será realizado em formato híbrido, on-line e de forma presencial, no Conservatório UFMG, Centro Cultural UFMG e Espaço do Conhecimento UFMG. Os interessados poderão acompanhar as atividades tanto de forma presencial quanto remota. As mesas-redondas serão transmitidas pelo YouTube e os grupos de trabalho na plataforma Zoom.

Até o dia 10 de novembro, pesquisadores do Brasil, Portugal, Moçambique, Uruguai, Equador, dentre outros países, vão se reunir em mesas presenciais e virtuais, para apresentar mais de 390 trabalhos dedicados ao tema da cultura.  As apresentações estão divididas em seis Grupos de Trabalho: Culturas e Democracias, Diversidade Cultural, Culturas, Comunicação, Redes e Tecnologias, Culturas e Modos de Vida, Culturas, Artes e Saberes Populares e Culturas e Universidades. As apresentações presenciais serão realizadas ao longo do dia 7 de novembro e as virtuais nos dias 9 e 10 de novembro.

Além dos Grupos de trabalho, o IX Congresso Internacional sobre Culturas vai promover oito mesas redondas, entre presenciais e virtuais, com pesquisadores, artistas, ativistas e políticos ligados à cultura convidados. As mesas presenciais ocorrem no dia 6 de novembro, com transmissão on-line, e as virtuais estão distribuídas ao longo dos demais dias da programação. A mesa de abertura, no dia 6, será às 9h, com a presença do vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira, do pró-reitor de Cultura, Fernando Mencarelli, do professor Urbano Sidoncha, de Universidade da Beira Interior, de Portugal, e da cantora Titane, que também fará o show de abertura do congresso. A programação conta ainda com dois lançamentos de livros: Políticas culturais: diálogos possíveis, de  Antônio Albino Canelas Rubim, e Política Cultural: fundamentos, de Bernardo Mata-Machado.

Culturas: diálogos por uma democracia plural

A superação efetiva dos autoritarismos e da barbárie, que estão atualmente em ascensão, coloca em cena a discussão e a disputa das variadas concepções de democracia possíveis e a construção de seus mundos correlatos. Democracias restritas ao estado, suas estruturas, funcionamento e ritos, ou democracias mais abrangentes, que envolvam não só o estado, mas que perpassam toda a sociedade e suas relações sociais são algumas das concepções em tensionamento.

O IX Congresso Internacional de Culturas aborda esse conjunto complexo de questões, extremamente relevantes no mundo atual, por meio da discussão sobre o papel das culturas na emergência de outras compreensões e práticas da democracia.

Pesquisadoras e pesquisadores das artes, patrimônio, culturas, filosofia, ciências sociais e humanas, das letras e áreas afins são, portanto, convidados a refletir sobre o papel das culturas, em suas múltiplas dimensões e transversalidades, como promotoras de democracias plurais.

A nona edição do Congresso Internacional Sobre Culturas é a primeira realizada pela recém-criada Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas, que reúne universidades de língua portuguesa com o objetivo de compartilhar saberes, informações, experiências e ampliar os debates sobre culturas em países lusófonos. A InterCult foi oficializada em dezembro de 2022 com o objetivo de formalizar a articulação iniciada pela Universidade da Beira Interior e pela Universidade Federal da Bahia em 2013 e ampliada desde então por universidades integrantes da Rede Culturas. Além das 18 universidades parceiras, esta edição do congresso abre espaço, também, para participantes de outros países da América Latina, independentemente do idioma.

Informações e programação: culturas.cc/congresso2023
Realização: Associação Internacional de Pesquisadores em Cultura (InterCult) e Pró-reitoria de Cultural da UFMG (Procult)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UFMG