UFMG está com inscrições abertas para curso gratuito sobre carga global de doenças

Formação coordenada por professores da Universidade fornecerá bases metodológicas e empíricas sobre epidemiologia

Estão abertas, até 30 de março de 2022, as inscrições para o curso on-line gratuito Estudo de Carga Global de Doenças (GBD). A formação é destinada a estudantes, profissionais de saúde, gestores e pesquisadores com conhecimentos sobre epidemiologia.

O curso tem como objetivos fornecer uma visão geral do estudo de Carga Global de Doenças (GBD), oferecer bases metodológicas e empíricas para caracterizar doenças em níveis subnacionais, nacionais e global e propiciar oportunidades interativas para pesquisas.

A carga horária estimada é de 15 horas. São 19 módulos com vídeos, textos explicativos e exercícios criados para desenvolver habilidades e conhecimentos sobre métricas e estratégias analíticas.

O curso é uma tradução da versão produzida pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), da Universidade de Washington (EUA). Como novidade, a formação traz um estudo de caso adicional sobre a carga das doenças cardiovasculares no Brasil.

A oferta integra o projeto Análise dos anos de vida perdidos por morte prematura ou vividos com incapacidade no Brasil, da Rede GBD Brasil, que é coordenada pelos professores Deborah Malta, da Escola de Enfermagem, e Antonio Ribeiro, da Faculdade de Medicina da UFMG. A iniciativa conta com parceria do Ministério da Saúde.

Outras informações podem ser encontradas no Portal Telessaúde do Hospital das Clínicas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG