UFMG inaugura hoje Centro de Estudos Norte-americanos

Programação terá apresentações de pesquisadores de instituições dos EUA

A UFMG vai inaugurar, nesta segunda-feira, dia 10 de junho, o Centro de Estudos Norte-americanos (Cena). A solenidade terá início às 14h, na Sala de Sessões, quarto andar do prédio da Reitoria, no campus Pampulha.

O evento terá participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, do embaixador Benoni Belli, comissário de comércio do Consulado do Canadá, Franz Brandenberger, do conselheiro para Assuntos de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada dos EUA no Brasil, Erik Holm-Olsen e da cônsul dos Estados Unidos em Belo Horizonte, Rita Rico.

A partir das 16h, no auditório 3 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), será realizada mesa sobre Política e diversidade étnica nos Estados Unidos, com apresentações do cientista político Jason Casellas, professor da Universidade de Houston (Texas, EUA), e do especialista em estudos africanos Brian Purnell, do Bowdoin College (Maine, EUA). A mesa será coordenada pela cônsul Rita Rico e pelos professores da UFMG Dawisson Lopes (Fafich), diretor adjunto de Relações Internacionais, e Aristóteles de Góes Neto (ICB), coordenador do Cena.

O novo centro, que é apoiado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, vai contemplar as relações da UFMG com os EUA e o Canadá.  O México, também integrante da América do Norte, é incluído nas atribuições e atividades do Centro de Estudos Latino-americanos. Segundo o professor Aristóteles de Góes Neto, os Estados Unidos são o principal país parceiro da UFMG, tanto em volume de intercâmbios e pesquisas conjuntas quanto em aporte de recursos destinados por agências de fomento.

“O objetivo do Cena é funcionar como catalisador, fomentando ainda mais oportunidades e ampliando o relacionamento com universidades, empresas e ONGs dos Estados Unidos e do Canadá, país com o qual também temos mantido parcerias relevantes”, diz o coordenador, acrescentando que a atuação do Centro vai contemplar todos os campos do conhecimento. A linha de trabalho será definida por comitê composto de professores da UFMG em áreas diversas como artes, medicina, veterinária e direito.

Palestras
A programação de inauguração inclui ainda duas palestras dos convidados americanos, no auditório 2 da Face. No dia 11de junho, a partir das 19h, Jason Casellas vai abordar Representação e voto latinos nos Estados Unidos.

Já no dia 13, Brian Purnell falará sobre Discriminação racial e a Jim Crow North [referência à legislação segregacionista nos EUA].

As palestras serão coordenadas, respectivamente, pelos professores Manoel Santos e Cristiano Rodrigues, do Departamento de Ciência Política, da Faculdade e Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG.

O Centro de Estudos Norte-americanos se junta a outros cinco vinculados à Diretoria de Relações Internacionais (DRI), dedicados às relações com a África, América Latina, Ásia Oriental, Europa e Índia.

Portal UFMG

Serviço

UFMG inaugura hoje Centro de Estudos Norte-americanos

10 de junho de 2019

14h

Prédio da Reitoria - Sala das Sessões - 4º andar - campus Pampulha