UFMG marca presença na 75ª Reunião Anual da SBPC

Maior evento científico da América Latina teve início no domingo, dia 23, na UFPR; reitora da UFMG participa de mesa-redonda nesta quarta-feira

A 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começou no domingo, 23 de julho. Com o tema Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido, o encontro seguirá até 29 de julho na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Parte da programação será transmitida pela plataforma YouTube.

A UFMG tem representantes em ao menos 19 atividades da programação científica, com destaque para a participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida na mesa-redonda O papel das universidades públicas na reconstrução do Brasil, que será realizada nesta quarta-feira, 26 de julho, a partir das 13h. “Foram anos de tentativa de desmonte de nossas políticas públicas. A maioria delas sofreu sérias avarias, mas continuam de pé porque estavam assentadas em bases sólidas – bases que as universidades ajudaram a construir”, contextualiza a reitora.

Segundo ela, cenário é de expectativa e muita esperança. “Os canais de diálogo foram reabertos, e conseguimos uma importante – ainda que insuficiente – recomposição orçamentária”, avalia. Para a reitora da UFMG, as universidades já deram provas de compromisso com o país, como na recente crise sanitária provocada pela covid-19, e estão prontas para contribuir com a reconstrução do Brasil. “O que precisamos é de reconhecimento – não só retórico –, que se traduza, sobretudo, em parcerias efetivas, recursos e investimentos, como já ocorreu em passado recente”, defende Sandra Goulart.

A mesa reunirá ainda a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho e os reitores Emmanuel Tourinho, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Dácio Roberto Matheus, da Universidade Federal do ABC (UFABC). A moderação ficará a cargo do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Acesso à água, cooperação e governança de algoritmos

Na segunda-feira, 24 de julho, a professora Talita Fernanda das Graças Silva, da Escola de Engenharia, foi uma das palestrantes da mesa-redonda Ciência e o acesso democrático à água. O professor Mauro Martins Teixeira, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, participou da mesa-redonda Avanços nas perspectivas de manejo de viroses.

Na próxima quinta-feira, 27 de julho, às 9h30, o professor da Escola de Engenharia Francisco de Paula Antunes Lima apresentará a conferência Economias territoriais e novas possibilidades de cooperação e de produção. No mesmo horário, o professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Ciências Exatas (Icex) Virgílio Augusto Almeida proferirá a conferência Como as ciências sociais podem contribuir para a governança de algoritmos? Simultaneamente, o professor do ICB Ricardo Tostes Gazzinelli será um dos conferencistas do Ciclo de Conferências Prêmio Fundação Péter Muranyi, com o tema Soberania tecnológica no desenvolvimento de vacinas humanas no Brasil.

Ainda na quinta-feira, às 13h, a professora do Departamento de Química do Icex Ana Paula de Carvalho Teixeira será uma das palestrantes da mesa-redonda A química para um Brasil sustentável e soberano, promovida pela Sociedade Brasileira de Química. Às 13h30, o professor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG João Prates Romero participará da mesa-redonda Estrutura produtiva e complexidade econômica: desafios e oportunidades para o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. Às 16h, a professora do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico (CP) Tania Margarida Lima Costa será uma das integrantes da mesa-redonda Ciência móvel e a interiorização da divulgação científica.

Na sexta-feira, 28 de julho, às 16h, a professora da Escola de Arquitetura Rita de Cássia Lucena Velloso participará do painel Re-existências e re-invenções: os desafios da arquitetura e do urbanismo após o desmanche, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq).

Com mais de 220 atividades, a programação científica da 75ª Reunião Anual SBPC terá 131 debates presenciais e 93 virtuais, com transmissão pelo canal da instituição no Youtube.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG