UFMG Talks aborda os desafios e oportunidades do Nióbio e do Grafeno

Convidados são os professores Luiz Carlos Oliveira e Luiz Gustavo Cançado na próxima quinta-feira, dia 29 de julho, a partir das 19h

O avanço tecnológico recente vem sendo impulsionado pelo uso de novos materiais, entre eles o nióbio e o grafeno. Utilizados para a produção de equipamentos e tecnologias, a demanda mundial por esses produtos pode colocar o Brasil em posição de destaque no cenário global. Para conversar sobre desafios e oportunidades do nióbio e do grafeno, a próxima edição do UFMG Talks em casa recebe os professores Luiz Carlos Oliveira, do Departamento de Química, e Luiz Gustavo Cançado, do Departamento de Física. O evento acontece no dia 29 de julho, às 19h, no YouTube.

Implantes ortopédicos, turbinas de aviões, aços especiais, aceleradores de partículas e aparelhos de ressonância magnética são alguns exemplos de aplicações do nióbio, um metal até recentemente desconhecido. O material, quando misturado ao aço, torna-se forte e maleável. Já o grafeno, composto por nanopartículas de carbono, promete revolucionar a indústria por suas propriedades como resistência, transparência, flexibilidade e por ser um ótimo condutor de calor e eletricidade.

Na UFMG, pesquisas e tecnologias com os dois produtos têm sido desenvolvidas de maneira pioneira. Entre os destaques, o nanoscópio que enxerga cristais de grafeno um bilhão de vezes mais finos que um fio de cabelo e uma solução à base de nióbio que protege superfícies contra o novo coronavírus. Esses são dois dos estudos que serão comentados por Luiz Carlos Oliveira e Luiz Gustavo Cançado.

UFMG Talks em casa é transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e na página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr). Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição

Professor do Departamento de Química da UFMG, Luiz Carlos Oliveira realiza pesquisas em química ambiental e no desenvolvimento de novos materiais, dando ênfase nos compostos de nióbio, carvão ativado, óxido de ferro, catálise, adsorção e contaminantes. Possui graduação em Química, mestrado em Físico-Química e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou pós-doutorado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Possui 20 patentes depositadas junto ao INPI e é sócio da startup Nanonib, sediada no Parque Tecnológico de Belo Horizonte, que desenvolveu uma molécula com compostos de nióbio capaz de eliminar o coronavírus em superfícies. É sub-coordenador do CT Nanobio-Materiais.

Professor do Departamento de Física da UFMG, Luiz Gustavo Cançado atua na caracterização de grafenos produzidos em larga escala. Possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais onde deu ênfase na área de espectroscopia Raman de nanocarbonos. Realizou pós-doutorado no Institute of Optics da University of Rochester e no College of Optics and Photonics da University of Central Florida, ambos nos Estados Unidos. Suas pesquisas dão ênfase em imageamento óptico/espectroscópico em escala nanométrica através do desenvolvimento da técnica de microscopia óptica de campo-próximo. É coordenador do projeto MGgrafeno, atuando tecnicamente na área de caracterização de grafenos produzidos em larga escala.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica.  Das vacinas aos impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por mês, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Serviço:

UFMG Talks em casa - Nióbio e Grafeno: admiráveis novos materiais

Data: 29 de julho às 19h (quinta-feira)

Convidados: Luiz Carlos Oliveira e Luiz Gustavo Cançado

Transmissão online pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e pela página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr)

Mais informações: assessoriadeimprensa@ufmg.br e (31) 9 9311-2076.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG