UFMG Talks em casa reflete sobre os impactos econômicos desta pandemia

Os professores do Departamento de Ciências Econômicas Frederico Jayme Jr. e Débora Freire são os convidados da próxima edição, dia 16 de julho, à

A covid-19 provoca distintos impactos em diferentes áreas: no sistema de saúde, na ciência, na economia, nas relações sociais, na educação, no trânsito, no meio ambiente, no mercado de trabalho. Mas, talvez, o lado mais perverso dessa pandemia seja o impacto social. O novo coronavírus penaliza, como é a regra das grandes tragédias, os mais pobres, expondo ainda mais a vulnerabilidade de famílias e impondo drásticas e profundas mudanças nas relações de trabalho.

No Brasil, a renda básica emergencial busca amenizar o aumento da pobreza e da desigualdade, mas a suspensão prematura deste benefício pode amplificar os impactos econômicos da crise no consumo, no emprego, nos investimentos, no PIB e na receita de impostos, atrasando a recuperação econômica e deixando milhões de pessoas em condições miseráveis.

Para conversar sobre os caminhos possíveis para a recuperação da economia brasileira e estratégias de mitigação dos impactos da pandemia, o UFMG Talks em casa vai receber os professores Frederico Jayme Jr. e Débora Freire, do Departamento de Ciências Econômicas, para uma conversa na próxima quinta-feira, dia 16 de julho, às 19 horas.

Diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (Cedeplar), Frederico Jayme Jr. é especialista em Macroeconomia do Desenvolvimento, Economia Internacional e Sistema Financeiro, enquanto Débora Freire dá ênfase em suas pesquisas nas áreas de distribuição de renda, tributação, finanças públicas e economia dos programas de bem-estar social.

O UFMG Talks em casa tem duração de uma hora e será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e na página do CCBB BH no Facebook (fb.com/ccbb.bh). Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição

Professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG, Débora Freire é doutora em Economia pelo Cedeplar/UFMG, com estágio sanduíche na Universidade de Illinois-EUA em Urbana-Champaign (UIUC), e pesquisadora do Cedeplar/UFMG, onde integra o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Modelagem Econômica e Ambiental Aplicada (NEMEA). Ganhou o Prêmio de Melhor Tese em Economia no 37º Prêmio BNDES de Economia em 2018.

Professor do Departamento de Ciências Econômicas, como pesquisador Frederico Jayme Jr. atua nas áreas de Macroeconomia do Desenvolvimento, Restrição Externa ao Crescimento, Economia Internacional e Sistema Financeiro. Graduou-se pela UFMG (1988), obteve o mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e o doutorado pela New School for Social Research, Nova York - EUA (2001), todos em Economia. Foi pesquisador visitante no Land Economy Department e Downing College da Universidade de Cambridge (2014) e Diretor Executivo Alterno de Brasil e Suriname no Banco Interamericano de Desenvolvimento (2015-2018).

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, toda quinta-feira, às 19h, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Próxima edição

Anote na agenda! No dia 23 de julho, o UFMG Talks em casa vai conversar sobre educação com o professor emérito Chico Soares e a professora Maria José Flores, da Faculdade de Educação.

Serviço:

UFMG Talks em casa - Economia em tempos de pandemia

Data: 16 de julho

Horário: 19h

Convidados: Débora Freire e Frederico Jayme Jr.

Transmissão online pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e pela página do CCBB.BH no Facebook (fb.com/ccbb.bh)

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG | CCBB BH

(31) 9 9311-2076

Serviço