Evento acadêmico

2ª Semana Professor Marcos Pinotti de Engenharia Mecânica e Inovação

A Escola de Engenharia da UFMG sedia, no período de 24 a 27 de setembro, a 2ª Semana Professor Marcos Pinotti de Engenharia Mecânica e Inovação (Semmap). As inscrições estão abertas até 22 de setembro neste link.

Sob o tema 'A amplitude da Engenharia Mecânica e a inovação no Brasil', o evento tem como foco a interdisciplinaridade e a abrangência da inovação em todas as engenharias. Nessa linha, a programação prevê palestras com temas diversos, entre os quais 'Indústria 4.0', 'Inteligência Artificial', 'Biohacking', 'Dinâmica Veicular' e 'Mercado Financeiro'.

Segundo os organizadores, estão confirmadas as participações de Caio Cramer, engenheiro na Embraer e fundador do Fórmula UFMG; Stephen Torres, professor de empreendedorismo na Faculdade de Engenharia de Berkeley; e Mirna Borges que trabalha como engenheira de teste na Schlumberger e possui canal de finanças no Youtube denominado Economirna, com mais de 800 mil inscritos.

Programação

A programação do evento prevê mesas-redondas sobre temas como 'Mulheres na Engenharia' e 'O que é ser estudante?', em que será debatida a percepção de indivíduos que vivenciam essas experiênicias. Minicursos de Ms Project, Solidworks, Python, e Arduino, além de workshops sobre 'Design Thinking', 'Oratória', 'Liderança' e 'Proatividade' voltados para formação técnica dos inscritos também constam na programação. Para essas atividades, será dado certificado.

Outra linha na programação da Semana é a realização de visitas técnicas às empresas Comau, CNH Industrial, K&L e BH-TEC. O objetivo é proporcionar a viviência sobre o que é a engenharia na prática para quem não conhece o ambiente empresarial ou industrial.

(Fonte: Semmap)

Descrição Imagem
Vista aérea do complexo da Escola de Engenharia, no campus Pampulha Foca Lisboa / UFMG