Esporte e lazer

26 a 29 de julho: férias no Museu de História Natural e Jardim Botânico

Ver cartaz do evento >

O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) estruturou uma programação especial para o período de férias escolares. Atividades gratuitas serão oferecidas de 26 a 29 de julho de 2022.

Sempre às 9h30, a programação começa com uma caminhada pela trilha principal do museu. A concentração é na portaria principal, localizada à Rua Gustavo da Silveira, 1.035. A atividade é recomendada para maiores de três anos. Oficinas sobre biodiversidade e geociências são oferecidas em seguida.

Abelhas, morcegos e briófitas
Na terça-feira, 26, às 10h30, no Espaço Arte-educação, os participantes farão minijardins de suculentas. Às 14h30, no anfiteatro da mata, a oficina Geopigmentos: a arte através das rochas e do solo será oferecida para quem quiser descobrir qual o uso de pigmentos minerais em processos tecno-artísticos.

No segundo dia, 27, às 10h30, a oficina Polinização e polinizadores é aberta ao público maior de 7 anos, no Hotel de Abelhas Solitárias. Às 14h30, na lagoa e no espaço da cantina, os insetos aquáticos e outros organismos presentes na água serão observados na oficina Ecologia de bentos. Essa atividade é recomendada para maiores de 4 anos.

A primeira oficina do dia 28 é Encontro com os morcegos, às 10h30. No Espaço Arte-educação, participantes poderão descobrir curiosidades dos únicos mamíferos capazes de voar. Às 14h30, na área expositiva e no espaço da cantina do museu, será realizada a oficina Interagindo com as briófitas. O objetivo da atividade é conscientizar crianças maiores de 7 anos sobre sua importância para o equilíbrio do ecossistema.

No último dia, 29, crianças acima de 7 anos descobrirão as capacidades e habilidades distintas das abelhas e seus cérebros na oficina A ciência da abelha, que ocorre às 10h30, no Hotel de Abelhas Solitárias e no espaço da cantina do museu. Às 14h, o professor Paulo Sérgio Nascimento Lopes, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), ministrará a oficina Propagação de plantas no viveiro de mudas. Ele vai apresentar diferentes formas de produção de mudas e as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

A oficina Importância de áreas verdes será realizada às 14h30, na trilha do bosque e no anfiteatro da mata. A atividade abordará a importância da preservação de matas em ambientes urbanos. Seu público-alvo são crianças acima de 10 anos. As oficinas têm entrada livre, definida por ordem de chegada.

Exposições
Além das oficinas, o público também pode visitar as exposições de arqueologia, botânica, plantas medicinais, jardim sensorial e Presépio do Pipiripau – com sessões às 10h, 11h, 14h, 15h30 e 16h30. O Palacinho – exposição de cartografia histórica – funciona de quarta a sexta, das 13h às 16h. O viveiro de mudas está aberto diariamente até as 15h30, e a biblioteca, até às 16h.

O uso de máscara permanece obrigatório nos espaços da UFMG. Como a cantina do museu está fechada, e os bebedouros operam apenas para abastecer recipientes, é recomendado que cada visitante leve seu lanche e garrafa de água.

Mais informações podem ser obtidas no perfil do MHNJB no Instagram ou solicitadas pelo telefone (31) 3409-7650.

Descrição Imagem
O MHNJB abriga uma das maiores áreas verdes de Belo Horizonte Lucas Braga | UFMG

Férias no museu
Data: 26 a 29 de julho de 2022