Evento cultural

Esculturas de José Amâncio de Carvalho satirizam figuras em transformação

O Centro Cultural UFMG inaugurou, na sexta-feira, 22 de dezembro de 2023, a exposição Transfigurações, do artista plástico José Amâncio de Carvalho. A mostra, que reunirá uma série de esculturas tridimensionais, poderá ser vista até 4 de fevereiro de 2024. A entrada é gratuita e tem classificação etária livre.

Esculturas tridimensionais produzidas pelo artista satirizam figuras em transformação e em formatos estéticos de agrados visuais. “Seria uma poética do riso? Seria por acaso humor quixotesco? Ou uma construção de um mundo lúdico que agrada aos olhos e aos sentimentos daqueles que curtem as diferentes formas de fazer artes?”, questiona Amâncio.

José Amâncio produziu milhares de obras, que estão espalhadas pelo Brasil e  no exterior. Formou-se em Artes Plásticas pela Escola Guignard, da Uemg, em 1974, e especializou-se em Artes Plásticas pela UFMG, em 1982. De 1974 a 1999, lecionou na Escola de Belas Artes da UFMG. Suas esculturas podem ser vistas em museus, acervos e praças públicas.

Descrição Imagem
Escultura de um homem sentado junto a uma espécie de ave Foto: Arquivo | Centro Cultural UFMG

Exposição Transfigurações – José Amâncio de Carvalho
Data: 22 de dezembro de 2023 a 4 de fevereiro de 2024