Ars Nova interpreta 'Ubi caritas' no penúltimo dia do Festival de Inverno UFMG
O 52º Festival de Inverno UFMG promove nesta terça, 22 de setembro de 2020, a partir das 19h20, o coro virtual da canção Ubi caritas, de Ola Gjeilo. A interpretação será feita pelo Ars Nova – Coral da UFMG. A composição celebra dois eventos cristãos: a Sagrada Eucaristia e a cerimônia conhecida como Lava-pés, que representam, respectivamente, o sacrifício instituído por Cristo na última ceia e a lavagem dos pés como lição de caridade, humildade e amizade. Inspirada no moteto homônimo do compositor francês Maurice Duruflé (1902-1986), a canção foi escrita para coro a capela em 2001.
Às 19h30, será realizado o penúltimo encontro da série Ô de Minas, na qual a cantora Mônica Salmaso se apresenta individualmente e acompanhada dos músicos mineiros Rafael Martini, Alexandre Andrés, Davi Fonseca e Sérgio Santos. As apresentações, baseadas em composições de expoentes de Minas Gerais, seguem os moldes do projeto Ô de Casas, série de encontros musicais entre a cantora e grandes nomes da música brasileira, publicados em seu perfil do Instagram desde o início da pandemia.
Afazeres
O vídeo Os afazeres, que será exibido às 19h45, é uma colaboração do poeta Ricardo Domeneck com o artista visual Frederico Klumb e o compositor Francisco Bley. A composição visual, assinada por Klumb, é feita com base em fotos de arquivo dos familiares dos autores, além de imagens de arquivo histórico do país. Bley, que já trabalhou em peças sonoras de poesia falada, compôs e propôs uma peça eletroacústica ao piano com sons processados, sobre a qual Ricardo Domeneck leu o poema Os afazeres domésticos, de sua autoria. O poema será publicado na série Ensaios mundos possíveis, do 52º Festival de Inverno UFMG. Assim como o coro e a apresentação musical, o vídeo estará disponível no canal Cultura UFMG no YouTube.
A projeção de fotos, imagens e vídeos de música e dança prossegue nesta terça, a partir das 19h, em prédios de Belo Horizonte e nas fachadas do Espaço do Conhecimento, do Conservatório e do Centro Cultural UFMG, no âmbito da mostra Universidade Cidade. A programação do Festival, que se encerra nesta quarta, 23, está disponível no site oficial.