Evento cultural

Arte sem fronteiras: em seu último dia, Festival de Inverno promove performance multimídia

A performance multimídia Encontros possíveis, que reunirá manifestações de artistas do Brasil, da Rússia, de Portugal e da Ilha de Malta, é o destaque do décimo e último dia do 52º Festival de Inverno UFMG, a partir das 18h45.

Nesse encontro, organizado pelo artista Nélio Costa, as barreiras linguísticas e as diferenças culturais se diluem na interação artística, que incorpora a música, a dança, a projeção de imagens e o vídeo. O poeta mineiro Marcelo Dolabela, falecido recentemente, será homenageado por sua contribuição à arte e à cultura de Belo Horizonte. A atração faz parte do Circuito Cultural UFMG #emcasa.

Nélio Costa é realizador audiovisual, montador e ativista da imagem, com graduação em Artes Plásticas pela UEMG e mestrado em Artes pela UFMG. Atualmente, cursa doutorado em Media Artes pela Universidade da Beira Interior (Portugal). Há quase dez anos, ele desenvolve os projetos Tela em transe e Galeria luminosa, com projeções de imagens, poemas e provocações nas empenas de prédios.

Neste vídeo gravado para a TV UFMG, Nélio Costa dá detalhes da performance:

Despedida
Antes, às 18h30, a cantora Mônica Salmaso e seus convidados realizam o último show da série Ô de Minas, com interpretações de canções de compositores mineiros. A série é inspirada no projeto Ô de Casas, que promove encontros entre a cantora e grandes nomes da canção brasileira durante a quarentena.

Fotos, imagens e vídeos de música e dança voltarão a ser projetados, a partir das 19h, em prédios de Belo Horizonte e nas fachadas do Espaço do Conhecimento, do Conservatório e do Centro Cultural UFMG, no âmbito da mostra Universidade Cidade.

Todas as atividades serão transmitidas pelo canal UFMG Cultura no YouTube.

Descrição Imagem
O artista Nélio Costa, 'organizador' do encontro Divulgação