Evento acadêmico

Ativismo digital é tema de live no Instagram da UFMG nesta quinta

Mesmo com as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, o engajamento às causas políticas e sociais não diminuiu, evidenciando a força do ativismo em rede. Exemplos recentes desse fenômeno são o crescimento da hashtag #blacklivesmatter (“vidas negras importam”), ressignificada mundialmente após o assassinato de George Floyd pela polícia norte-americana, e as manifestações virtuais que, à direita e à esquerda, vêm marcando o debate político brasileiro.

“Dentro dessa perspectiva da contemporaneidade, não há uma diferenciação entre espaço físico e virtual”, afirmou a professora Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social da UFMG, no webinar que celebrou os 20 anos do IEAT (Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares). “Essas nossas janelas tecnológicas cotidianas são a prova disso”, sustenta.

Para discutir esse cenário de “infodemia” e de engajamento virtual, a Live Boletim UFMG desta semana recebe a própria professora Geane, que é colíder do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon) e coordenadora do Projeto Estruturante de Ensino Laboratório de Conexões Intermídia.

A conversa será nesta quinta-feira, 18 de junho de 2020, a partir das 17h, no perfil do Instagram @ufmg. Haverá interpretação simultânea em Libras no canal da Universidade no YouTube.

Live Boletim UFMG
Essa é a segunda Live Boletim UFMG, formato que pretende apresentar, quinzenalmente, as reflexões de pesquisas e estudos conduzidos na Universidade sobre temas relevantes para a sociedade contemporânea.

A primeira conversa ocorreu há duas semanas, com a participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida. Na ocasião, ela detalhou o processo de planejamento para a retomada das atividades acadêmicas na instituição. A conversa continua disponível no IGTV do Instagram @ufmg e no canal da Universidade no YouTube, com interpretação em Libras.

Descrição Imagem
Twitter é uma das redes que agenciam o debate público. Gabriel Araújo / UFMG