Evento acadêmico

Terça, às 19h: 'Bibliografia viva' celebra obra de Carlos Rodrigues Brandão, da Unicamp e da UFU

Ver cartaz do evento >

O primeiro episódio da terceira temporada do programa Bibliografia viva homenageia o professor Carlos Rodrigues Brandão. A conversa poderá ser acompanhada pelo canal da Faculdade de Educação da UFMG (FaE) no YouTube, no dia 28 de março de 2023, às 19h. O evento é gratuito e não exige inscrição.

A mesa virtual será conduzida por Luciano Mendes de Faria Filho, professor da FaE, e Marcus Vinícius Fonseca, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Os convidados são Cheron Moretti, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Sandra Tosta, da Rede Argonautas, Oscar Jara, do Centro de Estudios y Publicaciones Alforja, e César Ferreira, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Trajetória
Carlos Brandão é professor colaborador dos programas de pós-graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele é licenciado em Psicologia pela PUC-Rio, mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Ciências Sociais pela USP.

Nas universidades de Peruggia, na Itália, e Santiago de Compostela, na Espanha, Carlos realizou estudos de pós-doutorado. Ele também foi fellow do St. Edmund’s College, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Forte referência nas áreas de antropologia camponesa e educação popular, o professor publicou mais de 40 livros relacionados às temáticas, além de contos e poesias. Desde seu ingresso na universidade, tornou-se ativista ao lado de movimentos sociais.

A série
Resultado de parceria entre a UFMG e a Ufop, Bibliografia viva mobiliza o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, o Portal de Livros Abertos da FaE, o Grupo Didaktikè, o Programa Ações Afirmativas e o Setor Audiovisual da FaE, todos da UFMG, e o grupo Geraes, que desenvolve pesquisas no âmbito do Departamento de Educação da Ufop.

Vários intelectuais foram homenageados nas duas primeiras temporadas da série, cujos episódios estão disponíveis virtualmente. A participação nas sessões rende certificado, que pode ser baixado por meio de link enviado durante os debates.

Atualizações sobre o projeto estão disponíveis em seu perfil no Instagram.

Descrição Imagem
Carlos Brandão é referência nas áreas de antropologia camponesa e educação popular Foto: divulgação | Unicamp

Ficha técnica

Bibliografia Viva | Antropologia e educação popular na obra de Carlos Rodrigues Brandão