Biblioteca do Coltec será palco de batalha de 'poesia slam'; inscrições até quinta, dia 14
Nesta sexta-feira, 15 de setembro de 2023, das 11h30 às 13h30, a Biblioteca do Colégio Técnico (Coltec) sediará sua primeira batalha de poesia slam, competição em que os autores recitam poemas sem acompanhamento musical, uso de adereços, figurinos ou qualquer auxílio visual.
O evento é aberto à comunidade acadêmica. As inscrições podem ser feitas até a véspera, dia 14, na biblioteca do Coltec ou pelo e-mail biblioteca@coltec.ufmg.br.
O evento encerra as atividades do projeto Primeira batalha de poesia slam do Coltec, proposto pela estudante de Biblioteconomia Dayane de Aquino Simão para o Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET), sob orientação do professor Eliezer Raimundo Costa.
“A proposta surgiu do desejo de contribuir para a formação de leitores críticos e de ampliar a visibilidade da poesia slam como movimento artístico-cultural e como instrumento que traz à tona debates sobre questões da atualidade”, aponta Dayane. O professor Eliezer Costa acrescenta que o intuito é "promover o reconhecimento de outros grupos e de outras formas de produzir cultura, para além do que é usual no ambiente acadêmico”.
Tema livre
Podem ser inscritas apenas poesias autorais, cuja recitação não ultrapasse três minutos. O tema é livre, e os intervalos entre a troca de poetas e a espera das notas dos jurados são acompanhados de músicas populares das periferias.
Durante a batalha, as pessoas formam um círculo, e o poeta fica no centro. "São escolhidos cinco jurados do próprio público. As notas são atribuídas de acordo com o tema da poesia recitada e a apreciação da performance. Os competidores não são concorrentes ou rivais, mas, sim, lutadores de suas causas", comenta Dayane Simão.
